sexta-feira, 26 de julho de 2019

AINDA REFLETINDO SOBRE O CULTO PRESCRITO POR DAVI

Então disse Davi a toda a assembleia:
“Louvem o SENHOR, o seu Deus”.
E todos eles louvaram o SENHOR,
o Deus dos seus antepassados,
inclinando-se e prostrando-se
diante do Senhor e diante do rei
.
(1Cr 29:20)
O modelo de culto prescrito por Davi, embora revestido dos rituais do AT, muito tem a dizer sobre o culto e adoração na igreja hoje. Já publiquei reflexões iniciai sobre o tema (reveja aqui) e devo seguir dali para estabelecer também alguns fundamentos para a minha celebração. Destaco três pontos:
► Como Davi, a minha compreensão do culto deve estar voltada para a adoração a um Deus que se revelou na história. Embora o evangelho seja a boa nova de Deus aos seres humanos, e que o Senhor esteja fazendo sempre coisas novas, nunca posso perder de vista a realidade de que, num determinado momento, Deus entrou em nossa história dando-lhe novo significado.
A fé que prego e celebro hoje é o desdobramento daquilo que santos e santas do passado me legaram. Esse respeito e consideração pelos que me antecederam na caminhada cristã, compreendendo, e mesmo atualizando, a experiência dos heróis bíblicos e históricos, dará sentido a minha celebração.
Quando se perde a referência histórica no culto, esvazia-se a adoração e consequentemente também se perde a noção e a visão verdadeira de Deus.
É preciso também revestir o culto hoje de um espírito de verdadeiro oferecimento e doação. No culto deve estar expressa a negação do meu ego para que somente a cruz de Cristo brilhe em nossa adoração (cuidado com as palavras de Jesus em Mt 16:24).
Culto sem oferta completa no altar do Senhor é adoração idólatra. O culto compreendido como movimento de troca de favores entre o humano e o divino é falsa adoração e não será jamais recebido no trono da graça.
É preciso lembrar que Deus não precisa de nossa oferta e que a única motivação para o favor divino é a sua graça e amor (relembre o Sl 50:12-15 e Ef 2:10).
► Da celebração ministrada por Davi posso aprender também quando observo a imponência e a beleza do prédio por ele projetado e de como isso refletiu em seu culto. Havia estrutura planejada, organização aprimorada e uma música bem preparada, assim deveria ser o templo de Jerusalém, assim foi a adoração davídica.
O resultado não poderia ser outro: o melhor louvor e a melhor adoração foram entregues a Deus, com a melhor qualidade.
Finalizando, devo dizer que, como foi com o rei Davi, mantendo a linha de continuidade histórica e trazendo oferendas significativas ao altar de Deus, o meu culto tem que ser esteticamente belo, social e culturalmente elevado e principalmente agradar a Deus e trazer alegria aos cultuantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário