sexta-feira, 7 de junho de 2019

Doenças da Alma – ESCOLIOSE


A próxima doença que devo trazer para nosso conhecimento, reflexão e cuidados é a escoliose – ou "coluna torta" numa linguagem menos técnica. Como esse é um mal que, com facilidade, pode ser percebido visivelmente, desde os primeiros médicos gregos e hindus já havia prescrição e proposta de tratamento desta deformação física.
Ainda citando os termos técnicos, segundo a ABRACES, associação que cuida de pacientes com escoliose, ela pode ser definida como uma curvatura da coluna espinhal anormal, maior que 10º no plano coronal, podendo ser acompanhada de rotação das vértebras, apresentando-se como uma coluna em “S” ou em “C”.
Vamos ampliar um pouco nosso conhecimento. Ao citar a escoliose como uma doença que aflige a coluna, entendo ser apropriado também definir a coluna vertebral. Isso ajuda a entender o mal que a doença causa. Em termos gerais, a coluna vertebral é uma haste flexível formada pelas vértebras. Ela possui, entre outras funções, o sustentamento do corpo e a proteção da medula espinhal.
Observando então a vida e postura de muitos cristãos entre nossas igrejas, uma constatação é inevitável: a escoliose da alma é uma doença bastante recorrente. Visivelmente vários cristãos, membros de nossa comunidade de fé, estão com suas colunas espirituais tortas.
Independente das causas que levam a coluna espiritual do cristão a entortar – elas são variadas – o mal da escoliose espiritual pode ser listada em dois tipos de doentes: o primeiro grupo são das crianças e adolescentes na fé que, por problemas congênitos ou de má postura, desenvolvem um crescimento inadequado de suas estruturas ósseas da alma.
Sem uma formação adequada, as crianças na fé não conseguem manter o alinhamento de suas vidas e condutas espirituais e vão sistemicamente se entortando e deixando de apresentar um posicionamento saudável para um cristão.
O outro grupo de doentes, são os que, mesmo já mais maduros na fé, porém a postura cristã continuadamente errada e o sobrepeso que a vida lhes impõe faz com que suas colunas espirituais se deformem a tal ponto que nem sequer mais podem se manter eretos, estáveis e adequadamente sustentados.
Seja qual for o caso, a escoliose da alma provoca assimetria nos ombros e cintura espirituais, levando a que o corpo penda para um lado ou outro, nunca mantendo o equilíbrio sadio; também dificuldade motora, o que implica em perder liberdade e agilidade para seguir e administrar sua vida cristã. Além da óbvia deformação estética!
Prosseguindo o problema, outras complicações podem ser acrescentadas à doença como dores na alma, algumas até intensas; sensação de fadiga, principalmente depois de prolongado período de inércia espiritual; comprometimento da respiração, com a falta do fluir do Espírito; e até danos na medula e sistema nervoso espiritual.
Mas não devemos falar dos males sem lhes citar a cura. A escoliose espiritual caracterizada como má formação – ou deformação – da coluna precisa urgentemente ser corrigida. E a terapia – principalmente preventiva – foi recomendada pelo apóstolo-médico Paulo a Timóteo: Que nada lhe entorte em sua infância e juventude, mas mantenha a postura exemplar na palavra, no comportamento, no amor, na fé e na pureza (a receita está em 1Tm 4:12 – aqui me dando liberdade a uma leitura própria).
Se porém o problema da escoliose espiritual é cansaço e fadiga da coluna por excesso de peso, sobrecarga, postura ou exposição espiritual inadequada, o remédio é direto e oferecido pelo nosso Médico por excelência: Todos vocês que sofrem com escoliose espiritual, cansados de tanta carga, venham a mim e deixem aqui seu sobrepeso, levem apenas a minha leve e suave mochila (o texto é conhecido e está em Mt 11:28-30).
(Na imagem lá em cima, um detalhe do conhecido “Uomo vitruviano” desenhado por Leonardo da Vinci, provavelmente em 1490, e que atualmente faz parte da coleção da Gallerie dell'Accademia em Veneza / Itália)

2 comentários: