terça-feira, 4 de junho de 2019

DUAS CITAÇÕES PATRÍSTICAS SOBRE O CULTO CRISTÃO


Justino Mártir (100-165) –
No capítulo I de sua Apologia (c. 150) Justino apresenta a visão que tinha do culto cristão. Em especial no verso LXVII está descrito o que seria a ordem ou estrutura de uma celebração litúrgica na igreja daquele período:
Aliás, no transcorrer dos dias, nunca deixamos de renovar entre nós estas lembranças. (...) Em nossas oblações, invariavelmente, louvamos o Criador de todas as coisas em nome de Jesus Cristo seu Filho e do Espírito Santo. No dia denominado de dia do sol há uma reunião de todos aqueles que vivem tanto na cidade como no campo. Ali se dá a leitura das Memórias dos apóstolos ou das Escrituras dos profetas até onde o tempo permite. Terminada a leitura o presidente faz uso da palavra para nos admoestar e nos exortar à imitação e prática dessas coisas admiráveis. Logo nos levantamos e oramos juntos. Terminada a oração, do modo como já foi dito, traz-se pão e vinho com água. O presidente dirige a Deus orações e ações de graças, o povo aquiesce com a aclamação: Amém.
Reunimo-nos no dia do sol por ser o primeiro dia da semana, dia em que Deus, afugentando as trevas do caos [matéria], criou o mundo, neste dia também nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitou dentre os mortos, pois crucificaram-no na véspera do dia de Saturno, e no dia posterior ao dia de Saturno, ou seja, no dia do sol, Cristo apareceu aos apóstolos e discípulos, ensinando-lhes estas coisas que, para vossa consideração, vos temos transmitido.
Hipólito de Roma (170-235) –
Citação extraída da Tradição Apostólica (c. 225) de Hipólito que ficou conhecida como a “Liturgia da Igreja Egípcia”:
Por esta razão, nós, em memória da sua morte e da sua ressurreição, oferecemos-te este pão e este cálice, dando graças a ti porque nos fizeste digno de apresentar-nos a ti e de servir como teu sacerdote. E te imploramos te dignes enviar teu Santo Espírito sobre a oblação de tua santa Igreja, concedendo que todos os teus santos que dela participem sejam feitos um para a plenitude do Espírito Santo e a confirmação de sua fé na verdade. Assim possamos louvar-te e glorificar-te por Jesus Cristo teu Filho [servo] através de quem seja glória e honra a ti, ao Pai e ao Filho com o Espírito Santo em tua santa Igreja, hoje e eternamente. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário