sexta-feira, 15 de março de 2019

Doenças da Alma – HIPERTENSÃO


Estive lendo algumas coisas como subsídio para poder pensar algo sobre a hipertensão como uma doença da alma. É sempre bom se certificar com quem entende mais do assunto antes de emitir opinião. Então, inicialmente vamos assinalar sobre uma definição geral da doença para depois refletir sobre o mal em si que aflige a alma humana e suas implicações.
Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão – SBH, a hipertensão, usualmente chamada de pressão alta, é ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9. A pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem.
Ainda de acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein, somente no Brasil cerca de dois milhões de adultos sofrem com problemas ocasionados pela pressão alta – e a maioria nem se dá conta.
É verdade: esse é um mal silencioso. Em geral a hipertensão não apresenta sintomas claros e algumas indicações comuns como dor de cabeça ou tontura muitas vezes são apenas percebidas como "mal estar" e então, quando se vai atentar para os reais motivos, o estrago já está feito.
Mas não quero apresentar aqui dados médicos, prevenção ou cura – há bons especialistas que podem fazer isso melhor que eu. Quero pensar na hipertensão da alma, suas implicações, causas e consequências espirituais. Além de possível prevenção e cura.
Observe: a hipertensão da alma é também, certamente, um mal silencioso. Vai aos poucos corrompendo e deteriorando nosso melhor estado de saúde espiritual e quando vamos nos atentar para os reais motivos, o estrago já está feito.
Infelizmente acontece. Muitos cristãos já estão com as suas veias e artérias espirituais tão entupidas e comprometidas que correm sérios riscos, e nem se dão conta.
Então o recomendado é manter a prática regular de exames preventivos. Veja o que a Bíblia fala. Entendo que uma boa indicação está na celebração da Ceia do Senhor. Ela é – deve ser – uma realização comunitária e regular. Ao celebrar periodicamente o pão e o vinho, o cristão está se colocando na obrigação do "examine-se pois a si mesmo" (a instrução paulina pode ser lida em 1Co 11, aqui cito o verso 28).
Mas devo ir além. A oração de Davi no Salmo 139 termina com uma súplica que contempla o perfeito acompanhamento e prevenção necessária, principalmente por ser feita com a supervisão do Médico Excelente. "Sonda-me... Conhece... Prova-me... Vê...". E a determinação de seguir a recomendação do especialista: "e dirige-me pelo caminho eterno".
Só que nem sempre a vida segue como deveria. A agenda eclesiástica torna-se tão cheia que a exigência da performance abafa o relacionamento espiritual saudável. Mais. Por pressa, comodidade, descuido ou desconhecimento muitos cristãos têm se alimentado de fast food espiritual demais. Também por motivos idênticos se privilegia uma vida espiritual sedentária.
E os perigos só se agravam! As veias espirituais estão se entupindo e o mal da hipertensão da alma não tem permitido o divino sangue de Cristo circular adequadamente.
As nossas igrejas têm se enchido de crentes hipertensos, espiritualmente doentes, alguns crônicos, e muitos nem atentam para a real seriedade da situação. Então que se considere a recomendação do autor aos Hebreus: alimento adequado para adultos e exercícios espirituais constantes (Hb 5:14).

2 comentários:

  1. Pastor Jabes Filho, essa publicação é muito oportuna. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querido. A glória seja a Deus que nos dá saúde.

      Excluir