quinta-feira, 21 de junho de 2018

PARA FAZER MISSÕES


Sabemos que toda a igreja tem um chamado missionário. Esta é a convicção que nos faz ser o que somos. Nós nos reunimos a nos identificamos a partir daquilo que temos para fazer: adorar ao Rei e anunciá-lo a todo o mundo.
Tenho falado com frequência sobre a prática da adoração; mas hoje queria refletir um pouco sobre o que é preciso fazer para cumprir a segunda parte de nossa identidade eclesiástica, ou seja, o que é preciso para fazer missões. Venha comigo ao texto bíblico e vejamos pelo menos três indicações do chamado missionário:
* Jo 4:35 – tudo deve começar com o olhar. É preciso levantar os olhos e ver que os campos estão no ponto de serem colhidos (esta é a ilustração que Jesus usa no texto). O envolvimento da igreja com o trabalho missionário inicia quando ela consegue enxergar o mundo à sua volta e se percebe tocada por uma paixão missionária.
O mundo caótico em que vivemos clama por transformação – e a resposta já foi dada: Jesus – então é preciso que a igreja não se isole e o perceba. Que se deixe ser tocada pela necessidade dos que carecem da novidade do evangelho; tanto dos que estão ao nosso redor, quanto dos que estão em outras terras.
* At 8:26 – tendo percebido o mundo carente do evangelho é preciso então ouvir a voz do Senhor que nos chama e desafia a irmos anunciar a sua Palavra. Perceba que no caso de Felipe um anjo lhe falou claramente para ir a busca do etíope.
Deus continua interessado nos perdidos e igualmente continua falando e chamando a sua igreja para cumprir a sua missão. Não podemos tapar nossos ouvidos espirituais à vocação divina que está sobre nós e nos desafia.
* Lc 10:1 – e finalmente, é imperativo que se atenda o desafio de ir anunciar o Reino de Deus. Se a necessidade do mundo perdido nos toca e ouvimos com clareza o chamado cristão para a missão então a atitude a se tomar é se comprometer com a obra missionária atendendo o desafio de ir aonde estão os perdidos para lhes anunciar as grandezas do amor de Deus e as boas novas de redenção e transformação espiritual e histórica.
Para fazer missões é preciso ter os olhos abertos para o mundo, os ouvidos atentos para a voz de Deus e também é indispensável que haja obediência em atender o seu desafio.
Que o Senhor nos faça assim.

(Eu escrevi esta reflexão inicialmente para desafiar os irmãos da IB Sol Nascente onde trabalhava em 2009 – publiquei no sítio ibsolnascente.blogspot.com em 29/05/2009 – aqui mantive as ideias originais, apenas refazendo alguns fraseados.  A imagem lá de cima é a tradicional do Google Earth Pro)

2 comentários:

  1. Isso mesmo: ver, ouvir e ir. Parabéns pela simplicidade da mensagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém querida.
      A glória seja Cristo, o Senhor da Missão.
      Abr.

      Excluir