terça-feira, 19 de junho de 2018

CONSPIRAÇÕES BÍBLICAS

Encontrei recentemente do site fatosdesconhecidos.com.br uma postagem intitulada: “7 teorias da conspiração malucas envolvendo a Bíblia”.
Realmente são teorias malucas – adjetivo melhor acho que não poderia! – e por isso mesmo qualquer análise exegética se mostraria sem propósito. Quem vai à Bíblia procurando esse tipo de teoria quer qualquer coisa, menos a Palavra de Deus.
Então, só pela curiosidade, aí vai a lista:

1 – Deus teria uma espaçonave. O texto tomado como citação é o da abertura da profecia de Ezequiel. A passagem, bem ao estilo e gosto apocalíptico, fala em quatro seres viventes e que eles se moviam, com uma espécie de coisa de quatro rodas. É a visão inaugural da glória do Senhor chegando no exílio. O que passa daí é teoria vazia.

2 – A torre de Babel era uma arma avançada. Aqui se junta a outras tantas teorias similares. O problema inicial é que os ugarites na Mesopotâmia – de onde vem a referência à torre da Babilônia – ainda estão lá e não há resquícios de arma de destruição em massa. Como constataram as tropas de americanas sob o comando de Bush.

3 – A Bíblia é um programa de computador. A teoria cita a presença de certos padrões repetidos e criptografados no texto sagrado que indicariam uma chave secreta para desvendar segredos antigos e místicos. Até para comentar é difícil, tamanha sandice!

4 – Sodoma e Gomorra teriam sido destruídas por uma arma nuclear. Que a destruição das cidades pecaminosas foi uma catástrofe que em muito se assemelha a uma hecatombe nuclear, ainda vai. Mas acho que seria mais fácil pensar em vulcão, ou coisa parecida, o que na geografia do lugar é plausível!

5 – Evidências da viagem no tempo. Quanto a essa aqui, vou ter dificuldade. O post não cita diretamente nenhum versículo, apenas sugere passagens do profeta Jeremias. Aí fica difícil!

6 – Noé era marciano. Acho que Erich von Däniken ia gostar disso. Mas, fala sério!!! É mais fácil acreditar em Esopo ou em Monteiro Lobato que em deuses astronautas. Pelo menos trazem lições de moral.

7 – Jesus previu a internet. A referência é à parábola da rede. Em Mt 13:47 Jesus compara o Reino de Deus a uma rede que é lançada para apanhar peixes. Deixe-me acrescentar a ordem dada a Pedro para lançar redes e pescar (em Lc 5:4 e Jo 21:6). Quanto a internet!? Só pode ser zoeira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário