sexta-feira, 1 de agosto de 2014

RESPONDE-ME, Ó DEUS VIVO

É fácil observar que entre os diversos Salmos que trazem como tema o clamor e súplica para que o Senhor dê ouvidos aos seus servos, o do número 34 pode nos apresentar como uma demonstração bem abrangente das lições bíblicas.  No verso 17 lemos: “Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas tribulações”.
Com este ideia em mente, vejamos abrir mais um pouco a pesquisa bíblica e notar o que ali nos é dito sobre o clamor ao Senhor.
Veja em primeiro lugar que a Bíblia reconhece que o Deus é vivo – pois só assim poderia ouvir.  Ao contrário dos ídolos das nações que têm ouvidos, mas não ouvem (leia o Sl 135:17), o nosso Deus está bem vivo – pois é a essência da própria vida – o por isto pode interagir e ouvir a nossa voz.
Mais que isto também, tal certeza nos aponta para a verdade de que Deus tanto está vivo como tem real interesse pelo que temos a dizer.  É isto que provoca amor nos seus servos e daí a convicção ser ouvidos.  Não há dúvida de que a afirmação do salmista expressa isto: “Eu amo o Senhor, porque ele me ouviu quando lhe fiz a minha súplica” (Sl 116:1).
Olhando para o Sl 116 – em especial no verso 10 – o salmista afirma: “Cri, por isso falei”.  Se eu creio que o meu Deus é vivo e que se compadece de mim, então eu não posso me calar.  Tenho que colocar toda a minha súplica e minha existência diante de Deus para que ele possa ouvi e atender ao meu pedido.
Mas uma advertência, porém deve ser colocada neste momento; e ela nos vem da profecia de Isaías: “Vejam! O braço do Senhor não está tão encolhido para que não possa salvar; e o seu ouvido tão surdo para que não possa ouvir.  Mas as suas maldades separam vocês do seu Deus; os seus pecados escondem de vocês o rosto dele, por isso ele não os ouvirá” (Is 59:1-2).  Havendo mácula de pecado em nossa vida e em nosso meio, isto impedirá que Deus nos ouça, e não nos ouvindo, recolherá sua mão em nos abençoar.
Com certeza, temos muito para dizer a Deus, e ansiamos para que ele nos ouça.  Temos confiança nisto, pois sabemos que ele é vivo!  Então vamos clamar e limpar a nossa vida para que Deus realize em nós as sua graça:

Responde-nos, ó Deus vivo!

3 comentários:

  1. Olá, é bom estar aqui, seu blog é muito bom e adoro quando envia suas postagens ao agregador Turbonauta, sei que ainda não estamos enviando muitas visitas mas estamos trabalhando para divulgar mais nosso trabalho, conto com sua participação, envie seus links sempre que quiser, até mais !

    ResponderExcluir
  2. caro pr jabes, se sempre temos pecado, pela nossa natureza, quando Ele nos ouvirá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido, bastante perspicaz sua colocação. Realmente se formos levar em conta apenas nossos pecados, sem dúvida alguma as portas dos céus estarão sempre fechadas às nossas preces. Mas graças a Deus pois a Bíblia mesmo nos apresenta a solução: "se confessarmos nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça" (1Jo 1:9). Graças a Deus que apesar dos nossos pecados, podemos ter acesso ao trono de Deus por que em Cristo já temos obtido perdão eficaz dos nossos pecados. essa é a essência do evangelho que pregamos.
      Abs

      Excluir