terça-feira, 26 de novembro de 2013

Cinco conselhos bíblicos sobre a LÍNGUA

A palavra – a língua – de que dispomos pode ser uma bênção ou uma maldição, só depende de como a usamos e do quanto estamos dispostos a controlá-la.  Daí que devemos atentar para como aplicar em nossa vida cotidiana a leitura que fazemos dos conselhos sagrados.
a) Compreenda que a língua é um poderoso instrumento que Deus colocou a sua disposição e sob seus cuidados, administre-a com o coração quebrantado diante de Deus (veja Lc 6:45).
b) Jamais considere qualquer palavra como sem importância ou despretensiosa.  Lembre-se de que tudo o que você diz traz consequências.  Mantenha-se vigilante (veja a instrução de Cristo em Mt 26:41)
c) Faça sempre escolhas conscientes e responsáveis no uso de suas palavras.  É também importante saber que Deus pedirá conta (Ec 11:9 deve ser incluído como um alerta também aqui).
d) Tenha como prioridade absoluta produzir e transmitir vida, carinho e edificação com as suas palavras.  E não se permita o contrário (considere Pv 15:4).
e) É fundamental que sempre dependa do Espírito para controlar e usar adequadamente sua língua.  É ele quem coloca as palavras em nossa boca (leia Jo 14:26 nesta intenção).

2 comentários:

  1. Essa é uma das maiores dificuldade de todos nós; controlar a língua. a p´ropria Bíblia diz no livro de Tiago que aquele que controla a língua consegue controlar todo o corpo. Vale a pena buscar disciplina e dedicação para exercitar essa façanha. Uma boa dica para conseguir é leitura e meditação diária da Bíblia, oração e leitura de bons livros sobre o assunto. Que o Espírito de Deus venha nos fortalecer nessa grande jornada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido, boa lembrança do texto de Tiago. É uma excelente instrução sobre a língua, seu uso e consequências. Lembro também que Jesus disse que a boca fala daquilo que o coração está cheio, então, como você bem apontou, somente com leitura e meditação do texto sagrado é que conseguiremos tal façanha.
      Um abraço

      Excluir