sexta-feira, 2 de agosto de 2013

MILAGRE NORMAL!

Zapeando pela internet um dia destes, eu me deparei com uma chamada em letras enormes anunciando o que seria o slogan de uma campanha.  O site em questão se tratava de uma igreja dessas da moda com bastante horário no rádio e na TV.  O slogan dizia: "venha para a igreja ...  aqui o milagre é normal"! (o ponto de exclamação é por minha conta).
É lógico que qualquer leitura, por mais simplista que seja, haverá de admitir o absurdo da situação.  Assumir que o milagre ali é coisa normal equivale a admitir com naturalidade que em tal lugar o normal é entrar para fora, ou o padrão seja descer para cima, ou ainda que se assuma como naturais tais tipos de contra-senso.
Mas, vamos lá...  Só não me apelem para a dita liberdade poética, porque no caso não quero me deixar levar nem por uma coisa nem por outra.  Misturar marketing com poesia nem sempre dá bom caldo...  E não me parece o caso!
Sim, vamos lá...  Deixando de lado a incoerência óbvia da lingüística, deixe-me passar o milagre normal pelo crivo da teologia e da fé cristã. 
Jesus quando esteve aqui entre os homens e desenvolveu seu ministério anunciou um Reino pontilhado de incoerências e contradições.  A começar pela sua própria vida e missão.  Cremos que nele habitou corporalmente toda a divindade (o apóstolo Paulo afirmou isso categoricamente em Cl 2:9).  E como Deus: imortal.  Pois o imortal, esvaziou-se e morreu!
Veja mais.  No Reino onde o imortal se entrega à morte e dá-se à paixão, os primeiros são os últimos, para achar a vida é imperioso perdê-la, felizes são os que choram, compra-se sem dinheiro e o que era e é necessariamente não será, mas há-de vir em glória.  Pois é próprio deste Reino o surpreendente, o inesperado, o milagre!
Assim é quando o inefável graciosamente se coloca ao alcance e pode ser tocado.  Mas continua graça inusitada: não é normal.  É milagre!
Quanto ao marketing eclesiástico? Não vou entrar nesta seara.  Eles que escolham de que lado querem ficar.

2 comentários:

  1. Pastor Jabes Filho,quando os heréticos prometem,através de métodos tortuosos uma espiritualidade progressiva em que Cristo é rebaixado e as promissas básicas do Cristianismo são negadas,Paulo convoca os Colossenses de volta a Cristo.O Progresso na fé consiste em aprofundar,e não descartar as verdades básicas sobre Cristo.O que os falsos mestres chamam de Cristandade iluminada e liberada,Paulo denomina"Rudimentos do Mundo.Veja:Gálatas 4:1-3.Amém!
    Continuo sendo Batista.Bom dia,Querido Professor.Um Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, querida.
      Que bom que a irmã continua fiel a sua fé. Sei que há muitos que desvirtuam e até exploram a fé - não vou julgá-los, mesmo reconhecendo o absurdo e barbaridade de suas atitudes e pregações. Em nome de minha crença, não tenho este direito!
      Mas que nada impeça a cada um de nós de continuar firmes na rocha que é Cristo: autor e consumador de nossa fé (Hb 12:2).
      Um abraço.

      Excluir