terça-feira, 30 de julho de 2013

Parábola das coisas – UMA MORINGA DE METAL




Finalmente comprei uma moringa de metal.  Já tinha planejado esta compra há algum tempo, mas por razões diversas ainda não a tinha trazido para casa.  Não que fosse algo muito caro por aqui ou difícil de encontrar – lá no centro da cidade pode ser encontrada sem maiores dificuldades.  É daquelas coisas que se vai deixando para outro dia...  Mas finalmente comprei a tal moringa de metal.
Meu objetivo é ter água caprichadamente gelada – do jeito que eu gosto! E ela, a moringa, cumpre bem seu papel.  Além de ser linda! Fiquei satisfeito em tê-la na geladeira.  E apenas a idéia de chegar em casa num dia quente como os nossos e saber que há água na moringa de metal a minha disposição já torna a jornada menos causticante.
Então, olhando para moringa, como é do meu feitio, e como bom nordestino que sou, fiquei matutando que lição espiritual ou teológica eu poderia aprender da moringa – ou que parábola ela poderia evocar.  E preciso confessar: não me ocorreu nada em especial que merecesse citação.  Por mais que meus olhos refletissem no metal da moringa: nada.
Como atribuir profundidade e escrever sobre uma coisa que insiste em não ser nada além que ela mesma: uma moringa de metal!?
Mas, sosseguei.  A moringa é realmente só uma moringa: redonda, bonita, reluzente, útil.  Não há verdades subjacentes.  Não há aforismos filosóficos ou teológicos sobre a essência da existência humana.  Não.  É só uma moringa de metal e dentro dela só há água aguardando para ser bebida.  E me dei por satisfeito com isso.
Afinal o bom mesmo foi relaxar e lembrar que nem tudo na vida é tão sério ou profundo.  Algumas coisas estão aí apenas por estar.  E desfrutar delas sem maiores compromissos faz da caminhada da existência mais suave e gostosa.
Éh!!! Há uma moringa de metal em casa, e nela a água está quieta e gelada, só esperando para ser bebida.  E como isso é bom!
 

2 comentários:

  1. "Fostes lavados,mas fostes santificados,mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus"(1Co 6:11).
    Bom dia,Pastor Jabes Filho.Que o Senhor continue te abençoando.
    Forte Abraço.

    ResponderExcluir