terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Salmo 84 – uma leitura


Sabemos que o Livro dos Salmos – ou Saltério – recebeu a composição final, no formato em que conhecemos hoje, para servir como hinário e manual litúrgico do segundo templo, construído na volta do exílio.  Contudo, também sabemos que seus diversos poemas individualmente refletem a progressão espiritual do povo de Deus desde muito cedo.  Neste aspecto, temos salmos que expressam como o povo, ao longo de sua história desejou estar diante do Senhor em sua casa:
Sei que a bondade e a fidelidade
me acompanharão todos os
dias da minha vida,
e voltarei à casa do SENHOR
enquanto eu viver.
(Sl 23:6)
Eu amo, SENHOR, o lugar da tua
habitação,
onde a tua glória habita.
(Sl 26:8)
Uma coisa pedi ao SENHOR;
é o que procuro:
que eu possa viver na casa do SENHOR
todos os dias da minha vida.
para contemplar a bondade do SENHOR
e buscar sua orientação no seu templo.
(Sl 27:4)
Os justos florescerão como a palmeira,
crescerão como cedro do Líbano;
plantados na casa do SENHOR
florescerão nos átrios do nosso Deus.
(Sl 92:12-13)
Alegrei-me com os que me disseram:
“Vamos à casa do SENHOR!”
(Sl 122:1)
Há um salmo dos coraítas – levitas encarregados por Davi pelas portas da Casa do Senhor – que reflete de maneira admirável o desejo pelo lugar da habitação do Senhor dos Exércitos: o Sl 84.
O tema central do salmo é a alegria por estar continuamente servindo no templo (veja os versos 1 e 4).  O salmo, contudo vai além, expressando o desejo por este momento; e o faz de maneira poética:
A minha alma anela, e até desfalece,
pelos átrios do SENHOR.
(Sl 84:2)
O desejo, a vontade maior, o sonho do salmista é poder – como ele observa os pardais e as andorinhas (veja Sl 84:3) – fazer ninho e morar na Casa do Senhor.  Com toda certeza não há lugar melhor para se estar que na Casa de Deus, em sua presença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário