terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

INTERCESSÃO DE JESUS – introduzindo o tema

 

Considere o Evangelho de João, capítulo 17

 

Ao concluir as palavras dirigidas aos discípulos, após a ceia e ainda no mesmo ambiente do cenáculo, Jesus fez uma oração final, como que encerrando aquele momento.

Veja no verso primeiro do capítulo 17 que João não dá detalhes de como foi aquela oração.  Teria sido em pé? ou de joelhos? impostando a voz alta? Ou sussurrando? Ele impôs as mãos? chamou os discípulos para orarem juntos?

Nenhum destes detalhes parece ser importante para João em seu Evangelho.  No mesmo verso um é apenas dito que Jesus levantou os olhos ao céu e começou reconhecendo que a hora havia chegado.

Mais do que a forma, nesta oração que ficou conhecida como "Oração Sacerdotal de Jesus" o que lemos é a demonstração de uma paixão, zelo e cuidado valorosos de Cristo pelos seus. 

Aqui fica evidenciado por completo o Bom Pastor que se preocupa com suas ovelhas e está a ponto de dar a vida por elas (relembre Jo 10:11).

 

Mas, antes de ler as palavras da Oração em si, eu penso que é importante me deter um pouco para compreender melhor o conceito de mundo expresso aqui. 

Durante todo o seu ministério, Jesus esteve em oposição ao mundo, embora para ele tenha vindo e por ele tenha até demonstrado amor.  Então é o cenário deste mundo que, de certo modo, motiva a Oração Sacerdotal.

Quanto a palavra em si, o termo grego que João usa para mundo (κόσμος) é de uso bastante genérico e, dependendo do contexto em que é usado, pode indicar significados diferentes.

 

Parêntese: Já fiz uma análise desse termo e de como ele é usado no Novo Testamento Grego aqui no Escrevinhando vá nesse link e amplie seu estudo.  Fechando.

 

Na Oração, fica claro que mundo é mais que lugar físico, apesar da associação com verbos como enviar a (em Jo 17:18) e estar no (no v. 11).

O mundo é o estado de coisas e situação que se opõe deliberadamente a Jesus Cristo e a seus seguidores e isso é demonstrado através de atitudes de ódio (v. 14) e completa falta de conhecimento do Deus-Pai (v. 25) que os afasta da verdade.

Foi neste mundo que Jesus desenvolveu seu ministério e também será aí que os cristãos precisarão viver.  Por isso Jesus sente a necessidade de rogar por eles.

 

Quanto a Oração em si, ela pode ser dividida em três ênfases ou diferentes direcionamentos: a) Jesus orou por si mesmo; b) pelos discípulos mais próximos; e c) por todos os crentes.

 

 

Vou comentar sobre a “Oração Sacerdotal de Jesus” em suas ênfases e convido você a acompanhar comigo – siga nos links:

 

Intercessão de Jesus – ORAÇÃO POR SI MESMOlink

Intercessão de Jesus – ORAÇÃO PELOS DISCÍPULOSlink

Intercessão de Jesus – ORAÇÃO POR TODOS OS CRENTESlink

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário