sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Doenças da Alma – FIBROMIALGIA


Chego aqui a mais uma doença que tem afligido o ser humano, a fibromialgia. Somente em tempos recentes este mal começou a ser identificado e tratado como uma doença distinta. Tanto é que a própria ciência ainda tateia buscando conhecer causas, sintomas específicos, prevenção e tratamento adequado.
Para um conhecimento inicial deste mal, vamos observar o que diz a Mayo Clinic, um centro médico americano especializado em fibromialgia: “A fibromialgia é um distúrbio caracterizado por dor musculoesquelética generalizada acompanhada por problemas de fadiga, sono, memória e humor. Os pesquisadores acreditam que a fibromialgia amplifica sensações dolorosas, afetando a forma como o cérebro processa os sinais de dor.”
Passando estas informações em linguagem mais leiga: fibromialgia é um mal generalizado em que a cabeça do doente interpreta qualquer coisa que aconteça com o corpo como se fosse dor. Por isso doi tudo – sempre.
Dando mais olhadas em sites especializados, pode-se perceber que para esta doença ainda não há tratamento que leve a um estado de superação e cura da doença e que possa ser indicado de forma científica e padronizada para todos os casos detectados. Como disse lá em cima, a ciência médica ainda tateia quando o assunto é fibromialgia.
Em geral o que se recomenda e pode ser feito é buscar cuidados paliativos como terapia cognitivo-comportamental, hidroterapia, técnicas de tratamento quiroprático, alongamento, massagem e acupuntura. E o principal é recomendar alguns truques para distrair-se da dor como exercício físico, gerenciamento de estresse e técnicas de relaxamento, além de incentivo a ocupação com tarefas ligadas a arte, música e alegria.
Mas já falei muito sobre a fibromialgia física. O importante aqui é destacar a fibromialgia do espírito. Temos diagnosticado este mal em diversos cristãos. Como um mal generalizado, a alma destes doentes espirituais interpreta tudo que lhe acontece como sendo algo que lhe inflige dor. E por isso vivem em constante sofrimento doloroso. Qualquer exortação, qualquer movimento ou exercício espiritual, qualquer toque – ainda que carinhoso – lhe causa dor profunda.
E por causa desta constante sensação de dor na alma, seus sintomas vão se irradiando e provocando dores morais, dramas existenciais, complexos de incapacidade, mau humor e indisposição espiritual, isolamento e inaptidão comunitária cristã.
E o pior que a dor não passa!
Agora observe que se para o problema da fibromialgia física, por enquanto, tudo o que os médicos podem oferecer é um prognóstico de possível esperança de vida normal, apesar da dor; para a fibromialgia do espírito o nosso Médico Supremo já providenciou a cura e a eliminação completa de toda a nossa dor ao executar aquilo que o receituário profético já prescrevia:
Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si mesmo levou todas as nossas dores. O castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e nas suas dores fomos curados (a profecia está em Is 53:4-5 e o cumprimento foi completo na cruz do Calvário).
É verdade. Eu sei que enquanto transitamos nessa vida aqui, algumas vezes um espinho ou outro realmente fere nossa alma e a sensação de dor e incômodo se mostra inevitável. Mas o santo remédio divino já foi ministrado e seus efeitos já devem começar a ser sentidos por aqui enquanto a profilaxia completa da doença não se dá.
Contudo é a certa esperança da cura definitiva que deve me mover a continuar a jornada cristã, apesar das dores que não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
Por enquanto disfarçamos a dor da caminhada com arte, música, louvor e exaltação ao que é digno. Então chegará o dia em ele enxugará dos nossos olhos toda a lágrima pois não haverá mais dor alguma – é que estas coisas já passaram.


Nenhum comentário:

Postar um comentário