terça-feira, 27 de agosto de 2019

OS REFORMADORES E O CULTO 4 – O Culto Anglicano

Concordo com Jaci Maraschin quando diz que, ao contrário da reforma protestante na Europa continental, a “Reforma Anglicana foi essencialmente litúrgica”, e mais, a publicação do Livro de Oração Comum – LOC (Book of Common PrayerBCP, em inglês) em 1549 equivaleria ao “aparecimento da obra teológica de Lutero e Calvino”.
O nome que comandou toda a reforma litúrgica nas Ilhas Britânicas foi o Arcebispo de Cantuária, Thomas Cranmer (1533-1555).
Observando esta reforma, é possível constatar que enquanto a reforma continental deixou uma herança teológica fundamental para o protestantismo, a reforma inglesa legou os traços mais indeléveis na tradição litúrgica ocidental.
Na reforma litúrgica proposta por Cranmer, embora se conservasse algo do antigo rito, a doutrina do sacrifício achou expressão como um “sacrifício de louvor e ação de graças” e a oferenda de “nós mesmos, nossas almas e corpos, para ser sacrifício racional, santo e vivo para Deus”.
Quanto ao Livro de Orações Comum, a própria Igreja Anglicana assim o descreve em seu sítio oficial:

Os reformadores ingleses, liderados pelo brilhante bispo Thomas Cranmer, decidiram produzir um livro de culto que integrasse a adoração, unificasse o povo de Deus, restaurasse a simplicidade da oração da igreja primitiva e enfatizasse a dignidade do sacerdócio de todos os membros batizados da Igreja, em vez dos poucos ordenados. Em outras palavras, eles decidiram juntar tudo.

E nas palavras do Pe. Rodson Ricardo, pároco da Igreja Anglicana da Natividade, em Natal / RN:

Este Livro é a alma e o espírito do anglicanismo. É a obra que aglutina e dá unidade a toda à confissão anglicana (…). Isso porque a reforma anglicana foi muito mais litúrgica que dogmática. Os teólogos anglicanos sempre se preocuparam mais em adorar a Deus, com beleza e dignidade, que em definir dogmas sobre ele. A expressão latina “Lex orandi, lex credenti” (“A lei que oro é a lei que creio”) define bem essa característica anglicana.

É ainda importante lembrar que foi na tradição de culto de Cranmer e no LOC/BCP que homens como os irmãos Wesley tiraram inspiração para seu culto.

(Na imagem lá em cima, reprodução da página de título do “Livro de Oração Comum”, de 1549. Fonte: Wikipedia.com)

Leia mais sobre OS REFORMADORES E O CULTO - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário