sexta-feira, 19 de julho de 2019

Doenças da Alma – OSTEOPOROSE


Devemos analisar aqui mais uma doença que aflige nossa alma, a osteoporose. E como o próprio nome sugere, ela é a doença dos ossos porosos. É quando o cálcio que normalmente forma e constitui nossos ossos já não está sendo regularmente reposto e os ossos vão ficando fracos e quebradiços.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, "à medida que envelhecemos, ocorre uma perda natural e gradativa da massa óssea tanto nos homens como nas mulheres. Quando essa perda alcança um nível tão importante a ponto de desorganizar a estrutura dos ossos, aumentando a sua fragilidade e o risco de fraturas, temos então a osteoporose".
E mais: "em geral o que ocorre é que somente após complicações, como dores decorrentes de fraturas é que as pessoas passam a se preocupar. A osteoporose é conhecida como uma doença silenciosa pois não provoca sintomas. Diferentemente do que muitos pensam, cansaço, desconforto, dores articulares e musculares não podem ser atribuídas diretamente à doença e radiografias não são um bom exame diagnóstico."
Entre os fatores que contribuem para o aparecimento da doença podemos citar a queda nos níveis de hormônios provocada pela idade, vida sedentária, falta de cálcio e vitamina D, uso contínuo de determinados medicamentos e até algumas outras doenças como diabetes e artrite reumatoide.
Mas, além destas características físicas da doença, nossa atenção deve-se voltar para a osteoporose como mal que nos debilita a alma.
À medida que a nossa vida espiritual vai avançando em tempo, muitos acabam relaxando de alguns cuidados, é aí que a osteoporose espiritual acontece.
Na juventude espiritual, o vigor e o dinamismo disfarçam problemas que, ao longo da vida, vão se acumulando e quando se chega ao tempo da maturidade cristã, em vez de termos saúde para viver e desfrutar do tempo de plenitude, a fraqueza e o cansaço nos domina. Somos vítimas de osteoporose espiritual.
Faltou uma alimentação adequada lá no começo da vida cristã. O puro leite espiritual, que devia nos nutrir e garantir o cálcio necessário para o fortalecimento dos ossos espirituais, foi escasso e agora toda a estrutura de sustentação da alma já está tão porosa que mal aguenta nosso peso (sugiro ler 1Pe 2:2). Por isso muitos crentes velhos vivem encurvados – mas não por conta do peso, e sim por falta de densidade na alma.
Também faltou a muitos a quantidade apropriada de vitamina D. E, além da alimentação adequada, esta fonte de saúde é obtida através do sol. Cristão que não se expõe ao sol divino da justiça e à luz da vida no tempo e maneira apropriados (considere Ml 4:2 e Jo 8:12) acabam sofrendo de deficiência no espírito interior e, por conta disso, qualquer circunstância nessa vida os fazem quebrar.
Outros fatores acarretam pioras nos sintomas. Cristãos de vida espiritual sedentária. Cristãos que não consultam seu Médico da alma com a frequência devida nem se submetem aos tratamentos indicados. Cristãos que se descuidam dos níveis de hormônios santos na alma ao longo da vida. Certamente são cristãos que vivem em grupo de risco de desenvolverem a osteoporose espiritual.
E antes de finalizar, cabe uma pergunta: osteoporose da alma tem cura? Independente dos tratamentos que possam ser indicados para a osteoporose física, uma alma que sofra desta doença pode perfeitamente ter sua condição restaurada, não importando o tempo de vida espiritual nem o quão profunda esteja o mal ou o quanto a estrutura espiritual esteja comprometida.
O Cristo que garante fazer nova todas as coisas (entre outras passagens, a promessa pode ser lida em Ap 21:5); esse Cristo, Cordeiro e Deus, é tanto o Médico que nos cura como o próprio remédio que nos restaura. Sem dúvida, qualquer alma que se encontra fragilizada, curvada, oca por doença, pode ser refeita, restaurada, reestruturada. Cristo recompõe os ossos de minha alma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário