sexta-feira, 5 de outubro de 2018

CULTO LEVÍTICO vs. ADORAÇÃO HOJE


Embora a igreja não viva mais no período em que vigorava a lei da Antiga Aliança, já que uma Nova foi estabelecida com base na graça que vem de Jesus; contudo o estudo das instruções no Livro da Lei do passado dada aos filhos de Israel muito tem a dizer quanto ao culto e à adoração hoje.
Uma primeira observação: Deus não muda. Como no passado, ele hoje continua a exigir uma separação absoluta entre o que é sagrado – sendo dedicado a sua adoração – e o que é profano (é bom lembrar que a ordem quanto à santidade prescrita em Lv 11:44-45 é copiada nos mesmos termos em 1Pe 1:16).
Paulo, considerando isso, leva esta exigência divina, em requerer para si a adoração de um povo separadamente seu, a uma nova dimensão: não se ponham em jugo desigual com descrentes (2Co 6:14 – continue lendo até o final do capítulo).
Assim como no Levítico, no meio da igreja hoje, ao exigir uma distinção entre o que é consagrado ao culto e à adoração daquilo que está disposto no mundo, o objetivo de Deus é separar e purificar um povo exclusivo para si e com ele manter uma relação de amor e aliança diferenciada (compare 1Pe 2:9 com o amor explícito citado em Ef 5:2527).
A outra observação que o estudo da lei instruída em Levítico traz é sobre o aspecto didático que deve estar presente no culto. Desde os tempos da igreja primitiva, as celebrações cristãs são realizadas tendo como base o conhecimento, a leitura e o estudo da Palavra de Deus. Este é um aspecto do culto cristão que não pode ser desprezado nas celebrações cristãs sob o risco de se transformar tais reuniões em apenas eventos vazios da presença divina.
O Senhor da igreja ainda requer que seus adoradores conheçam a quem adoram (Jesus citou isso a mulher samaritana em Jo 4:22), e isso se dá quando o culto é feito tendo como alicerce um estudo santo e criterioso do texto bíblico; para que não se transforme em ritos sem sentido. Observe que na recomendação a Timóteo a Palavra de Deus encontra o seu lugar devido: leitura pública, exortação e ensino (1Tm 4:13).
Quanto à ordenação e ao detalhamento em que deve transcorrer o culto público em nossas igrejas, as palavras do apóstolo Paulo são bem claras: mas tudo deve ser feito com decência e ordem (1Co 14:40).


Nenhum comentário:

Postar um comentário