terça-feira, 30 de outubro de 2018

O PROFETISMO CLÁSSICO EM ISRAEL


O chamado profetismo clássico em Israel foi o movimento de renovação espiritual levado a efeito por profetas escritores entre os séculos XVII e IV a.C.
Mais que qualquer outro grupo, os profetas deste período revelaram um profundo amor e comprometimento com Deus e a sua Palavra e uma disposição firme de mudar os destinos de seu povo.
A primeira marca característica que nos chama a atenção neste profetismo clássico seria a convicção de que sempre falavam em nome do Senhor: – Assim diz o Senhor. Esta é a fórmula profética clássica.
Esta certeza iria levá-los a um projeto ousado e a um enfrentamento tanto do povo como dos líderes para que a vontade de Deus voltasse a sobressair na história de Israel.
Outras características marcantes foram a releitura da revelação dada e a compreensão da realidade ao seu redor. Se por um lado a Palavra revelada fornecia um suporte espiritual àquilo que era pregado; por outro, modismos e invencionices deveriam ser evitados e a Lei de Deus trazida novamente à lembrança (veja por exemplo o que diz Ml 4:4).
Também a ética pessoal e a responsabilidade social deveriam agora encontrar lugar de relevância dentro da fé e da religiosidade. Espiritualidade sem vida diária é misticismo vazio (note que é séria a palavra do profeta diante da doença do rei Ezequias em Is 38:1).
Assim, como resultado desta nova configuração do ministério profético em Israel, todo o culto e adoração, passaram também a ter uma nova conotação.
Pois desejo misericórdia e não sacrifícios;
conhecimento de Deus,
em vez de holocausto
s.
(Os 6:6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário