sexta-feira, 30 de setembro de 2016

O CULTO COMO ENCONTRO COM CRISTO

Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles.
(Mt 18:20)
Regularmente a Igreja de Cristo se reúne para celebrar e cultuar a Deus e isto é feito no meio da coletividade cristã.  É na comunhão dos santos que este grupo se faz Igreja, e o faz reunido como um encontro sagrado: isto é o Culto – o encontro sagrado da igreja.
Jesus nos afirmou que onde se achassem dois ou três reunidos em seu nome, ele próprio estaria presente no meio (Mt 18:20).  Aqui está o grande encontro da celebração de nossos cultos: nós vamos a sua casa para nos encontramos com o Cristo.  Ele nos prometeu que estaria entre nós quando nos reuníssemos em seu nome.  Ora, sendo culto uma reunião de salvos que estão juntos em nome do Cristo, então o culto é o encontro com o Senhor da Igreja – Cristo está no nosso meio e nos reunimos para encontrarmos com ele.
Esta certeza leva-nos assim a conclusões: se o primordial encontro do culto é com Cristo, então tudo o mais é plenamente secundário.  Cada vez que entramos nesta casa para adorar, o fazemos com a certeza de que estamos vindo em busca do encontro mais sublime da existência humana – o encontro com o divino.  Também percebemos na grandeza deste encontro que devemos nos preparar adequadamente para ele – o que temos de melhor deve estar disponível para o encontro com o Mestre amado.
Culto é encontro, e encontro primordialmente com Cristo.  Para isto estamos aqui.  Façamos destes momentos a razão de ser de nossa existência, que o próprio Cristo presente na celebração nos abençoará.

(do livro "No Baú da Adoração" publicado em 2004)

2 comentários:

  1. O Culto Cristã era todos os Domingos e centrada na Ceia do Senhor .

    Na antiga Igreja segundo o Testemunho de Justino(seculo II)a Ceia do senhor em memoria de Jesus era feito todos os Domingos:


    No dia dito do sol (domingo) reúnem-se em um mesmo lugar todos os cristãos, os que residem nas cidades e os que residem no campo.
    O leitor lê trechos tirados das memórias dos Apóstolos (Novo Testamento) e dos livros dos Profetas (Antigo Testamento).
    Terminada a leitura, aquele que preside toma a palavra para explicar aos presentes o que foi lido e exortá-los a pôr em prática tão belos ensinamentos.
    Em seguida, levantamo-nos todos e dirigimos a Deus orações e súplicas (súplica insistente ou ecteni, após o Evangelho).
    Suspendendo as orações, abraçamo-nos uns aos outros.
    Depois levam àquele que preside a reunião dos irmãos em Cristo, pão e um cálice contendo vinho, misturado com água.
    O Presidente toma o pão e o cálice, louva e glorifica o Pai do universo em nome de seu Filho e Espírito Santo; dirige-lhe abundantes ações de graças por ter-se dignado dar-nos estes dons.
    Terminada esta ação de graças todos os presentes exclamam: Amém.
    Depois os ministros que chamamos diáconos distribuem a todos os presentes o pão da Eucaristia e o vinho misturado com água. Estes mesmos diáconos levam aos ausentes sua parte do pão e do vinho eucarísticos.
    Por fim, os ricos socorrem os indigentes .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa a sua lembrança da citação de Justino Martir sobre o culto cristão. E para enriquecer mais ainda nossa compreensão sobre como os primeiros cristão celebravam sua devoção sugiro que releia várias postagens aqui no ESCREVINHANDO sobre "Adoração e Culto" e sobre "História do Cristianismo" - em especial "DUAS CITAÇÕES PATRÍSTICAS SOBRE O CULTO CRISTÃO" onde, além de Justino falo também sobre Hipólito do Roma (http://jnescrevinhando.blogspot.com/2019/06/duas-citacoes-patristicas-sobre-o-culto.html)

      Excluir