Pois onde
se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles.
(Mt 18:20)
Regularmente a Igreja de Cristo se reúne para
celebrar e cultuar a Deus e isto é feito no meio da coletividade cristã. É na comunhão dos santos que este grupo se
faz Igreja, e o faz reunido como um encontro sagrado: isto é o Culto – o
encontro sagrado da igreja.
Jesus nos afirmou que onde se achassem dois ou três
reunidos em seu nome, ele próprio estaria presente no meio (Mt 18:20). Aqui está o grande encontro da celebração de
nossos cultos: nós vamos a sua casa para nos encontramos com o Cristo. Ele nos prometeu que estaria entre nós quando
nos reuníssemos em seu nome. Ora, sendo
culto uma reunião de salvos que estão juntos em nome do Cristo, então o culto é
o encontro com o Senhor da Igreja – Cristo está no nosso meio e nos reunimos
para encontrarmos com ele.
Esta certeza leva-nos assim a conclusões: se o
primordial encontro do culto é com Cristo, então tudo o mais é plenamente secundário. Cada vez que entramos nesta casa para adorar,
o fazemos com a certeza de que estamos vindo em busca do encontro mais sublime
da existência humana – o encontro com o divino.
Também percebemos na grandeza deste encontro que devemos nos preparar adequadamente
para ele – o que temos de melhor deve estar disponível para o encontro com o
Mestre amado.
Culto é encontro, e encontro primordialmente com
Cristo. Para isto estamos aqui. Façamos destes momentos a razão de ser de
nossa existência, que o próprio Cristo presente na celebração nos abençoará.
(do livro
"No Baú da Adoração" publicado em 2004)
O Culto Cristã era todos os Domingos e centrada na Ceia do Senhor .
ResponderExcluirNa antiga Igreja segundo o Testemunho de Justino(seculo II)a Ceia do senhor em memoria de Jesus era feito todos os Domingos:
No dia dito do sol (domingo) reúnem-se em um mesmo lugar todos os cristãos, os que residem nas cidades e os que residem no campo.
O leitor lê trechos tirados das memórias dos Apóstolos (Novo Testamento) e dos livros dos Profetas (Antigo Testamento).
Terminada a leitura, aquele que preside toma a palavra para explicar aos presentes o que foi lido e exortá-los a pôr em prática tão belos ensinamentos.
Em seguida, levantamo-nos todos e dirigimos a Deus orações e súplicas (súplica insistente ou ecteni, após o Evangelho).
Suspendendo as orações, abraçamo-nos uns aos outros.
Depois levam àquele que preside a reunião dos irmãos em Cristo, pão e um cálice contendo vinho, misturado com água.
O Presidente toma o pão e o cálice, louva e glorifica o Pai do universo em nome de seu Filho e Espírito Santo; dirige-lhe abundantes ações de graças por ter-se dignado dar-nos estes dons.
Terminada esta ação de graças todos os presentes exclamam: Amém.
Depois os ministros que chamamos diáconos distribuem a todos os presentes o pão da Eucaristia e o vinho misturado com água. Estes mesmos diáconos levam aos ausentes sua parte do pão e do vinho eucarísticos.
Por fim, os ricos socorrem os indigentes .
Muito boa a sua lembrança da citação de Justino Martir sobre o culto cristão. E para enriquecer mais ainda nossa compreensão sobre como os primeiros cristão celebravam sua devoção sugiro que releia várias postagens aqui no ESCREVINHANDO sobre "Adoração e Culto" e sobre "História do Cristianismo" - em especial "DUAS CITAÇÕES PATRÍSTICAS SOBRE O CULTO CRISTÃO" onde, além de Justino falo também sobre Hipólito do Roma (http://jnescrevinhando.blogspot.com/2019/06/duas-citacoes-patristicas-sobre-o-culto.html)
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