terça-feira, 8 de setembro de 2015

ESTE É O MEU BRASIL

Desde os tempos de colegial eu aprendi que o Brasil é um pais de dimensões continentais: são mais de oito milhões de quilômetros quadrados – é muito chão.  Desde aquele tempo, claro, os números da população vêm crescendo.  Quando eu nasci, estávamos em torno dos noventa milhões de brasileiros, hoje já ultrapassamos os cento e noventa – e, embora sejamos de origem, cores e traços distintos, todos são brasileiros.
O Brasil é um país rico.  Dizem que o nosso PIB chega a R$ 5,521 trilhões e uma renda per capita de pouco mais de mil reais.  O IDH nacional é de 0,699.
— Mas isso são números! Consegue imaginá-los?  A verdade é que o Brasil continua surpreendente.  Veja só:
§ Falta água no sudeste e jorra no sudoeste piauiense.  Tenho foto de infância na fonte de água em Cristino Castro.
§ São Paulo é o quarto município com maior população indígena no Brasil e Manaus abriga um dos mais modernos parques industriais da América Latina, reunindo indústrias de ponta.
§ Em pleno inverno no Rio Grande do Sul a temperatura pode chegar a 30° e no sertão da Bahia e agreste pernambucano com facilidade há registros de 10° nas madrugadas de verão.  Garanhuns é uma delícia.
§ Ainda o Rio Grande.  Ali a concentração de população de origem africana é a segunda maior do Brasil (perto de 20%), mesmo percentual de origem européia na Bahia.
§ Salvador já é o terceiro município mais populoso do país e a cidade do Rio de Janeiro possui a maior floresta urbana do mundo.  Além de que, Manaus supera Curitiba em número de habitantes (Aracaju está em 33º lugar em população).
Há ainda outros números:
+ O maior município é Altamira no Pará com quase 160 mil km², mas ali só moram pouco mais de 105 mil pessoas (a área é bem maior que Sergipe com apenas cerca de 22 mil km² e mais de dois milhões de habitantes), e o município menor é Santa Cruz de Minas que não chega a 2.900 km².
+ Mais de 84 % da população mora em cidades.  Haja comida para alimentar tanta gente!
+ Cerca de quatro quintos dos brasileiros se declara cristão e apenas menos de um décimo não tem religião.  E sei que fé no coração nem sempre se registra em estatísticas.
+ Ainda restam quase um milhão de indígenas no Brasil e mais de dois milhões de brasileiros reconhecem sua origem asiática.
+ O produto mais exportado pelo Brasil é o minério de ferro com quase 40 milhões de ton/mês, mas também exportamos de carne e soja a aviões, talheres de mesa e sapatos.
Já chega de dados.  Cansei. 
Bem, à princípio queria escrever alguma coisa sobre a independência do Brasil – aproveitando ensejo do sete de setembro – mas o texto se encheu de números e o que eu queria dizer se perdeu.  Vou ficar devendo.
Até o título já mudei.  Também comecei colocando as fontes de onde tirei cada um destes dados, mas aí já estava chato demais.  Então apaguei tudo.  Se quiser saber, faça como eu, vá fuçar a internet.
Terminemos.  Esse é o meu Brasil.  Que o Senhor Jesus nos faça uma grande nação para sua glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário