sexta-feira, 1 de novembro de 2013

ANDA NA MINHA PRESENÇA

Não costumo pautar o que trago à reflexão pelo que leio nos blogs ou pela última “bomba” da mídia, acontece que o tema da ética está tão misturado com a vivência cristã e com o que Deus espera de cada um de nós que resolvi trazer, à luz da Bíblia, algo sobre o assunto.
Sabemos que o termo ética não está nas páginas sagradas, embora o conceito esteja! E será a partir de uma instrução divina ao patriarca Abraão que pautarei esta reflexão.
O texto diz que o Senhor apareceu novamente a Abraão quando ele tinha 99 anos, refez as promessas e a aliança, mudou-lhe o nome e estabeleceu critérios: “Ande comigo e seja correto” (tradução livre a partir de Gn 17:1).  Observo logo que esta ordem está em perfeita conformidade com a instrução paulina que diz: “vede diligentemente como andai” (Ef 5:15 na versão mais tradicional).
É claro que andar em ambos os textos tem a ver não com a sequência de troca de passos ao caminhar e nem responde ao cumprimento corriqueiro de como tenho andado.  Ele responde ao modo de viver e a conduta exigida do cristão no seu dia a dia.  E é esta resposta que vou buscar a partir das próprias indicações apostólicas, em três versos:
1.  Ef 5:2 – vivam em amor.  Tudo começa com o amor que é o vínculo da perfeição (ligo a Cl 3:14).  A minha conduta cristã tem que ser pautada no amor pois se tenho tal padrão de comportamento estou me assemelhando ao próprio Deus.
2.  Cl 4:5 – sejam sábios no procedimento.  A sabedoria de Deus deve nortear meu modo de proceder, com inteligência, perspicácia e prudência.  E se esta me faltar, devo buscá-la no próprio Deus (a indicação é de Tg 1:5).
3.  Gl 5:16 – vivam pelo Espírito.  A última indicação que citarei é o coroamento do nosso modo de agir.  A minha maneira de ser e de viver tem que ser exatamente moldada pela maneira de ser e viver do Espírito Santo de que habita em mim (ainda Paulo em 1Co 3:16).
Para finalizar quero lembrar Enoque.  Não há muitos detalhes sobre sua vida, mas nada poderia ser acrescentado sobre o que é dito: “Enoque andou com Deus 300 anos...  e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado” (Gn 5:22-23).  Que andemos assim.

(Publicado originalmente no sítio ibsolnascente.blogspot.com em 21/08/2009 e aqui reproduzido com pequenas adaptações)

4 comentários:

  1. Pastor, sempre leio as suas reflexões e verdadeiramente é uma grande bênção, que o eterno DEUS continue te abençoando ricamente.
    Pr. Erinaldo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido colega,
      Que a glória seja dada somente a Deus.
      Um abraço

      Excluir