sexta-feira, 12 de julho de 2013

UMA PÉROLA DE GRANDE VALOR

As parábolas foram o método que Jesus se utilizou para ensinar algumas de suas mais valiosas e importantes lições.  Através de comparações e enredos simples, mas com ricas referências ao cotidiano das pessoas, o Mestre apresentou verdades que são fundamentais na doutrina e estilo de vida dos seus seguidores.
Um dos temas centrais foi o Reino de Deus.  Jesus veio anunciar o Reino e convidar as pessoas a entrarem nele, assim ele expôs a grandeza e glória deste Reino através de suas histórias, e também a necessidade de comprometimento e renúncia para se fazer parte dele.  Em dois pequenos versos, Mateus nos conta de uma parábola simples que encerra toda a extensão daquilo que o Mestre entendia ser o Reino de Deus – Mt 13:45-46 – o Reino é como uma pérola de grande valor!
Veja quanta lição só nestas poucas palavras.  Inicialmente Jesus não nega que há valores no mundo em que se vive.  Foi o próprio Deus quem o criou e nós, os seres humanos, o construímos também com nosso trabalho.  Deus nos fez para vivermos nesta terra e é natural que nos adaptemos bem a ela.
Agora, a parábola apresenta um valor imensamente superior: uma pérola de grande valor.  Diante da realidade do Reino de Deus; sua presença e sua glória entre nós, qualquer outro valor com o qual se queira comparar; o Reino apresentado por Jesus será sempre de maior valor.  É muito melhor viver com o Mestre, seja qual for a circunstância, que trocá-lo por outro pequeno valor desta vida.
Jesus então diz que quem o encontra, vende tudo e troca pela pérola escolhida.  Quando encontramos o Reino de Deus e reconhecemos o seu real valor, nos dispomos a abrir mão de qualquer outra coisa somente para podermos estar dentro do Reino de Deus.
Então eu pergunto: o que estou disposto a trocar e abdicar para que possa obter a pérola de grande valor?  Que o Senhor me conceda fazer a escolha certa para sua glória.

2 comentários:

  1. As Parábolas do tesouro escondido e da Pérola de grande valor enfatizam o valor superlativo do Reino.Uma interpretação comum é que uma pessoa deve estar disposta a desfazer-se de tudo para possuir o Reino.Entretanto,o significado poderia ser que, Jesus é o comprador que deu tudo de si para assegurar o Reino.Somos seus seguidores.Bom dia,Pastor Jabes Filho.Um Abraço.Saudades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, entre as riquezas das história contadas por Jesus está a possibilidade de múltiplas interpretações, todas elas válidas, todas elas valiosas, e sem desmerecer o sentido original contado pelo Mestre. Estas parábolas citadas certamente estão em tais classificações. Que o Senhor nos faça sempre aprender algo mais.
      Um abraço

      Excluir