sexta-feira, 1 de março de 2013

Salmo 90 – NO TEMPO ETERNO DE DEUS

 De fato, mil anos para ti são como o dia de ontem que passou, como as horas da noite” (Sl 90:4).
A ênfase parece bastante óbvia: a dimensão do tempo é diferente para nós e para Deus.  Eu e você vivemos submetidos na dimensão do tempo, e dele não podemos fugir, e mesmo que lhe demos um tratamento psicológico: ele é para nós inexorável!  Ele sempre passa!  Mas para Deus não tem que ser assim: Ele está acima desta dimensão e a faz acontecer conforme a sua exclusiva vontade.  Deus tem o controle das épocas em suas mãos e nada o impedirá de agir no momento em que quiser – nem a nossa presunção humana!
Em sua eternidade, Deus é inteiramente livre para agir conforme o seu próprio querer.  Não há como determinar ou especificar um tempo para que Deus se submeta ao nosso calendário.  Para o Senhor o tempo não passa como para nós; por isso sempre devemos aprender a confiar e descansar na ação divina e não nos ater a datas ou a tempos, como se Deus só fosse agir quando marcarmos na agenda.
E a maior de todas as demonstrações deste poder e controle foi o envio do seu Filho para remir o ser humano.  No tempo certo Deus enviou Jesus Cristo, que cumpriu a sua missão dando a sua vida por mulheres e homens de todas as eras e assim resgatá-los segundo o propósito e amor divino (leia Gl 4:4).  Não foi antes nem depois do momento perfeito.  A vinda de Cristo é o ápice da criação e do relacionamento entre Criador e criaturas, e Deus o fez quando havia chegado o momento apropriado; e assim toda a humanidade em todo o lugar e em todo o tempo pode ser alcançada pela sua graça.
Neste momento agora, que é hoje em nosso calendário, mas é eterno na contagem de Deus, vamos nos submeter graciosamente ao tempo de Deus e celebrar-lhe a vinda de seu Filho que no momento justo nos alcançou.

2 comentários: