terça-feira, 25 de outubro de 2011

Salmo 59 - uma leitura


Vários salmos na Bíblia são classificados como Salmos de imprecação: ou seja, são poemas em que se pede que o Senhor livre da perseguição, dê proteção, mate e vingue o inimigo.  Em destaque, analisemos o Sl 59 que se enquadra nesta classificação e em cujo título lemos:
Para o mestre de música.  De acordo com a melodia Não Destruas.  Poema davídico, quando Saul enviou homens para vigiarem a casa de Davi a fim de matá-lo.
Outros salmos como 18, 52, 54 e 57 também apresentam títulos semelhantes e em todos eles o salmista é sincero diante de Deus pedindo não somente que o livre de seus inimigos, mas que os destrua completamente:
Consome-os em tua ira,
Consome-os até que não mais
existam.
(Sl 59:13)
A essência porém que emana do salmo é que embora exista um espírito de vingança no íntimo do salmista – e ele é sincero em confessar, atitude que apreciável por Deus – o que sobressai é a confiança inabalável de que somente o Senhor é quem pode trazer vitória e livramento:
O meu Deus fiel
virá ao meu encontro
E permitirá que eu triunfe
sobre os meus inimigos.
(Sl 59:10)
Também se deve destacar que o espírito de salmista, sempre e em qualquer situação, é de louvor ao Senhor:
Ó minha força, canto louvores a ti;
Tu és, ó Deus, o meu alto refúgio,
o Deus que me ama.
(Sl 59:17)

Um comentário:

  1. Ola irmão venho te convidar a ser membro do meu blog , visite lá e comente . Será de grande crescimento para nós do ministério Chamados de Deus , deixe um comentário e seu link para o blog para mim fazer o mesmo , blz?
    Espero a sua visita .
    Fique na paz e na graça do nosso Senhor Jesus Cristo nosso Senhor .
    www.chamadosdedeus.com/blog

    ResponderExcluir