quarta-feira, 18 de setembro de 2024

A IGREJA E O RACISMO

 


A posição contrária ao segregacionismo racista foi bem compreendida pela nascente igreja cristã (apesar a implicância inicial de Pedro – citado em At 10).  E no Concílio de Jerusalém, narrado em At 15, a igreja se posicionou de maneira firme sobre tal questão.  Nas palavras do próprio Pedro abrindo a reunião:

[Deus] não faz distinção alguma entre nós e eles, pois purificou o coração deles por meio da fé (At 15:9).

 Foi, contudo, o apóstolo Paulo, em seu ministério entre os gentios, quem mais tratou do tema.  Já em seu discurso aos atenienses, o apóstolo afirmou que de um só fez Deus todos os povos, para que povoassem toda a terra (leia o discurso em At 17 e essa frase no verso 26).  Assim, a verdade bíblica inicial reafirmada no discurso diante dos filósofos gregos é que o mesmo Deus é o Criador de todos os povos e raças.  E, por isso, Deus, da mesma forma, ama a todos e dispensa interesse igual a todos.

Ou, voltando a Pedro, comentando sobre seu encontro com Cornélio, quando atestou sua mudança de postura, agora coadunando com o verdadeiro espírito e pensamento cristão:

— Agora eu entendo que Deus não tem preferências diferenciadas (At 10:34 – na versão tradicional de Almeida: ...Deus não faz acepção de pessoas).

Dessa forma, tomando como bases a interpretação paulina do posicionamento cristão em relação ao racismo e a intolerância presente em nossa sociedade, chego a seguinte compreensão:

 

Num mundo de divergências, onde o discurso de ódio parece encontrar eco, e o diferente passa a ser visto como algo a ser extirpado, as palavras apostólicas dizem:

Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; derrubando a parede de separação que estava no meio (Ef 2: 14).

Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus (Gl 3:28)

E, para visualizar o contexto primitivo das citações, observe: os primeiros cristãos estavam tendo problemas com uma tendência tida espiritual (ou conservadora e preconceituosa) de separar os eleitos – judeus e prosélitos – dos gentios e pagãos.  Como se a graça e a verdade coubessem aos primeiros e o ódio restasse aos demais (o nome disso é preconceito, racismo e xenofobia, ou seja: pecado).

Foi contra essa postura virulenta anticristã que o apóstolo se posicionou.  Em Cristo não pode haver distinção entre “nós” e “eles”, e nem deve ter lugar nenhum discurso de intolerância (mesmo que seja disfarçado de zelo espiritual), pois o Senhor acatou a todos sem distinção.

Por que todos igualmente pecaram e por isso precisam todos imensamente da graça de Cristo (na linha de Rm 3:23).

 

No evangelho inaugurado por Cristo e anunciado por Paulo, o outro e o diferente são, em primeiro lugar, amados e acolhidos.  Nunca julgados e segregados.

Todas as nossas eventuais diferenças, frutos da etnia, da cultura, das posses – ou das escolhas que sejam – foram subjugadas na cruz de Cristo e nele fomos todos reconciliados de modo a nos tornarmos um só corpo em Cristo (sugiro ainda a citação de Cl 3:11).

Essa é a nova, grande e surpreendente verdade do Evangelho. Ele nos fez um.  Para a graça divina, todos são igualmente atraídos e por essa mesma graça somos todos feitos irmãos.  Pelo projeto da cruz, deve haver uma só humanidade.

É por isso que qualquer atitude de separação, racismo, xenofobia, intolerância ou arrogância é tão ofensiva para Deus: pois é um pecado que despreza tudo o que Jesus se encarnou para redimir, desconsidera a cruz e a sua obra e graça.

 

E, finalmente, as palavras do cântico eterno na sala do trono divino ecoado no Apocalipse reafirmam que em Cristo – e no seu sangue – está a extirpação do pecado e do racismo.  E a igreja deve cantar assim desde agora.

 

São essas as palavras eternas:

— Tu és Digno de tomar o livro e abrir seus selos; porque foste morto e pelo teu sangue compraste para Deus [gentes] de toda tribo, língua, povo e etnia (Ap 5:9)

 

Sobre o tema do Racismo, leia também:

> JUDEUS E SAMARITANOS – uma história de racismo link

> JESUS E O RACISMO link

> POR QUE A GALILEIAlink

> ELE NOS FEZ UMlink

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário