terça-feira, 9 de abril de 2024

ÉTICA E ACONSELHAMENTO PASTORAL

 Respondendo a uma questão sobre as bases éticas e bíblicas do Aconselhamento Pastoral, eu ofereci a seguinte reflexão:

Inicialmente, em linhas rápidas, é preciso logo deixar observado que, no Brasil, a atividade de aconselhamento pastoral só deve ser feita sob a ótica espiritual (ou religiosa).  É vedado por lei o exercício de atividade de atendimento psicológico / psicanalítico por profissional não habilitado.

O pastor deve ser graduado em Teologia e, embora na sua formação acadêmica, tenha estudado sobre noções de aconselhamento/acolhimento (é assim nas instituições sérias!), ele não tem em si uma formação científica específica na área.

 

Em relação à base bíblica do aconselhamento pastoral: tudo começa com o amor (assim logo cito Cl 3:14).  Toda atividade cristã (e o pastor necessariamente se inclui aqui) deve começar pelo verdadeiro amor (lembre Mt 22:37-39).

A tarefa de aconselhamento pastoral deve ser exercida como uma forma concreta de acolhimento e vivência de amor cristão, procurando – através de linhas bíblicas – ensinar, redarguir, corrigir, instruir em justiça (2Tm 3:16).  Sob a orientação do Espírito Santo.

 

Acrescente: O apóstolo Pedro na sua primeira carta instrui aos presbitérios que pastoreiem e cuidem de seus rebanhos sem ganância, mas com a atitude de serviço.  E nunca ajam como caudilhos daqueles que lhes foram confiados pelo Supremo Pastor (1Pe 5:1-4).

 

Indo um pouco mais.  Preste atenção que no texto de Ef 4:11 o apóstolo cita o ministério de pastoreio entre os dons (carismas) com os quais o próprio Espírito capacita a igreja.

 

Curiosidade:  o termo em grego no texto citado é ποιμήν que implica literalmente, no dicionário, um pastor, alimentador, protetor e governante de um rebanho.

Ou seja: o pastorado é um ministério a ser exercido entre a Igreja de Cristo por homens e mulheres que foram escolhidos, designados e espiritualmente capacitados por Deus para cuidarem do rebanho a eles confiados pelo Cabeça da igreja – Cristo.

 

E para concluir: a passagem da restauração de Pedro e seu comissionamento é bastante significativo nessa compreensão (leia Jo 21:15-17).

— Pedro, você me ama?

— Então cuide de minhas ovelhas!

 

 

Aproveitando, utilizando da metodologia da oposição de conceito, leia algo que escrevi sobre o que seria exatamente o contrário do ministério pastoral

O CAUDILHO ECLESIÁSTICOlink

Também, sugiro duas respostas que já ofereci a temas similares:

SOBRE MINISTÉRIO PASTORALlink

APTIDÃO E PASTORADOlink

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário