Entre os personagens citados e que compõem a narrativa da visão do Apocalipse, os anjos devem ser citados devido a frequência em que se envolvem na narrativa.
— Afinal, quem são os anjos?
A figura dos anjos, como seres não-humanos que ministram diante de Deus e dele recebem instruções para cumprirem tarefas específicas, são figuras bastante comuns na literatura hebraica e, consequentemente na literatura cristã. O termo grego usado para denominá-los é ἄγγελος que, segundo indicação do Léxico, – além do termo técnico-teológico anjo propriamente dito – pode ser traduzido como mensageiro ou enviado.
— E no Apocalipse?
No Apocalipse, os anjos são tidos não como superiores em sua essência – embora assistam diretamente diante do trono e possam até dispor de poderes sobrenaturais – mas são tidos como conservos do autor e dos demais irmãos fieis (confira Ap 19:11).
Quanto aos nomes próprios, o único anjo que é citado por seu nome é Miguel (em Ap 12:7). No texto apocalíptico, Miguel lidera alguns outros anjos na guerra contra o dragão. Dado que condiz com o restante do texto bíblico. Na profecia de Daniel ele é um dos príncipes supremos (Dn 10:13) e na epístola de Judas é o arcanjo que disputa com o Diabo sobre o corpo de Moisés (Jd 1:9).
Uma outra citação peculiar a anjos no Apocalipse encontra-se nas Cartas às sete igrejas (capítulos dois e três). Muito debate tem sido travado quanto a identificação precisa de tais anjos, contudo, nas palavras de Summers,
A ideia mais aceita é de que se trata do ancião, presbítero, ou o pastor-chefe da igreja. (…) “O anjo da igreja”, então, seria o pastor-chefe. Era ele que tinha o dever de apresentar a mensagem deste livro à igreja.
Em relação às atribuições e atividades destes anjos observados no Apocalipse, suas tarefas podem ser listadas em dois níveis. Na terra eles se ocupam de ciceronear o vidente (conforme visto em Ap 17:7 e 21:9) ou de executar os juízos designados pelo Senhor (conforme Ap 9:15 e 14:17-19, por exemplo). Outras atividades também são desenvolvidas enquanto no céu. Ali eles se prostram em adoração (em Ap 7:11); tocam trombetas (em Ap 11:15); e clamam em alta voz (em Ap 14:7) – somando-se à adoração eterna àquele que é DIGNO.
Para ler mais sobre os anjos, sugiro um estudo que publiquei sobre O QUE A BÍBLIA NÃO DIZ SOBRE ANJOS (link)
Leia também o livro TU ÉS DIGNO - Uma leitura de Apocalipse. Texto comovente, onde eu coloco meu coração e vida à serviço do Reino de Deus. Você vai se apaixonar por este belíssimo texto, onde a fidelidade a Palavra de Deus é uma marca registrada.
Disponível na:
AD Santos Editora
Nenhum comentário:
Postar um comentário