sexta-feira, 1 de outubro de 2021

SOBRE A ESPERANÇA CRISTÃ

 

Embora creia que Cristo já levou sobre si as minhas dores (Is 53:4) e que nele sou mais que vencedor (Rm 8:37) a verdade é que se cumpre neste tempo a previsão sombria do Mestre que no mundo teremos ainda aflições (Jo 16:33).


É então que os mesmos questionamentos que sobrevieram aos cristãos do primeiro século chegam até nós:

 

a) Se somos bons e estamos certos, porque Deus permite que soframos?

b) Como manter a fé e a vitalidade cristã em meio a tantas provas e perseguições?

 

— Que fazer?

 

Duas citações: a)  A consolação e a visão da herança trazida à tona por Pedro em sua Carta (1Pe 3:15) têm ainda que ser o que nos deve orientar nesta caminhada da vida.

É esta convicção e fé que deve nos fazer compreender o sofrimento que agora possamos estar passando como cristãos é o resultado da ação de Deus em preparar e purificar o seu povo que, tendo sido provado pelo fogo, venha a se mostrar aprovado como ouro genuíno. 

Isto resultará em louvor, glória e honra quando da revelação de Jesus (destaque em sua Bíblia o verso de 1Pe 1:7).

 

E b)  No final de Apocalipse Jesus repete três vezes: “Eis que venho em breve!” (Ap 22:7; 12 e 20).

Como crente não podemos perder de vista a certeza de que a volta triunfante do nosso Senhor está próxima, pois é isto que manterá viva e acesa a nossa esperança e dará respaldo quando nos questionarem sobre o motivo de continuarmos cantando em meio às provas.

Mas nossa esperança também deve estar alicerçada na crença de que nossa momentânea aflição é o que estar nos preparando para a glória vindoura – incomparavelmente melhor que qualquer prazer transitório deste mundo (leia com atenção a confirmação desta promessa em textos como Rm 8:18; 2Co 4:16-18; Hb 12:11 entre outros).

 

Quando questionarem sobre qual a razão da esperança que mantemos a despeito de qualquer circunstância, devemos, pois, estar sempre prontos para responder com convicção que nossa herança não se baseia neste mundo onde não temos morada permanente (Hb 13:14) mas em Cristo que é tudo em todos (Cl 3:11).

 

Que seja essa a nossa esperança.

 

 

Leia também o livro TU ÉS DIGNO - Uma leitura de Apocalipse.  Texto comovente, onde eu coloco meu coração e vida à serviço do Reino de Deus. Você vai se apaixonar por este belíssimo texto, onde a fidelidade a Palavra de Deus é uma marca registrada.

 


Disponível na:
AD Santos Editora

Nenhum comentário:

Postar um comentário