sexta-feira, 22 de outubro de 2021

A QUEM VEIO SALVAR

  


O episódio do encontro de Jesus com Zaqueu é significativo em vários sentidos (a história está narrada em Lc 19:1-10). 

Lucas procura contrastar bem todos os personagens.  De início, Zaqueu é apresentado como sendo um publicano – cobrador de impostos, grande em sua função, mas pequeno em estatura.

Era este homem com bastante dinheiro, mas sem prestígio social, que procurava ver Jesus.  E o próprio Mestre lhe dirigiu a palavra anunciando a intenção de ir a sua casa.

Contudo o que deve ser destacado no encontro é que ao receber Jesus na intimidade do seu lar e se dispor a retribuir o que ganhou ilicitamente, Zaqueu estava demonstrando um profundo arrependimento e disposição para aceitar o evangelho que Cristo pregava. 

E Jesus reconheceu isso (ao contrário do que aconteceu com o jovem rico em Lc 18:18-23).

Então o evangelista aponta o outro contrate.  Enquanto o indigno Zaqueu era recebido como filho de Abraão (v. 9), os que observavam a cena criticavam por Jesus ter se hospedado em casa tão desprezível. 

É como se os críticos estivessem a dizer que aquele homem não merecia perdão.  Posição exatamente contrária à de Jesus que declarava que todo arrependido deveria ser aceito (veja o ensinamento em Lc 17:3-4). 

O Filho do Homem veio procurar e salvar aquele que esteve perdido (Lc 19:10).

 

Da revista “Lucas” – Editora Sabre

Para ler mais sobre o encontro de Jesus com Zaqueu:

Zaqueu ouviu Jesuslink

Um novo Zaqueulink

 

(A imagem lá em cima é a reprodução de um detalhe da gravura Zacheüs in de vijgenboomdo do holandês Johannes Luyken – Amsterdam, 1708. Rijksmuseum)

Nenhum comentário:

Postar um comentário