O episódio do encontro de Jesus com Zaqueu é significativo em vários sentidos (a história está narrada em Lc 19:1-10).
Lucas procura contrastar bem todos os personagens. De início, Zaqueu é apresentado como sendo um publicano – cobrador de impostos, grande em sua função, mas pequeno em estatura.
Era este homem com bastante dinheiro, mas sem prestígio social, que procurava ver Jesus. E o próprio Mestre lhe dirigiu a palavra anunciando a intenção de ir a sua casa.
Contudo o que deve ser destacado no encontro é que ao receber Jesus na intimidade do seu lar e se dispor a retribuir o que ganhou ilicitamente, Zaqueu estava demonstrando um profundo arrependimento e disposição para aceitar o evangelho que Cristo pregava.
E Jesus reconheceu isso (ao contrário do que aconteceu com o jovem rico em Lc 18:18-23).
Então o evangelista aponta o outro contrate. Enquanto o indigno Zaqueu era recebido como filho de Abraão (v. 9), os que observavam a cena criticavam por Jesus ter se hospedado em casa tão desprezível.
É como se os críticos estivessem a dizer que aquele homem não merecia perdão. Posição exatamente contrária à de Jesus que declarava que todo arrependido deveria ser aceito (veja o ensinamento em Lc 17:3-4).
O Filho do Homem veio procurar e salvar aquele que esteve perdido (Lc 19:10).
Da revista “Lucas” – Editora Sabre
Para ler mais sobre o encontro de Jesus com Zaqueu:
(A imagem lá em cima é a reprodução de um detalhe da gravura Zacheüs in de vijgenboomdo do holandês Johannes Luyken – Amsterdam, 1708. Rijksmuseum)
Nenhum comentário:
Postar um comentário