sexta-feira, 19 de outubro de 2012

ZAQUEU OUVIU JESUS


No Evangelho de Lucas eu leio: Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: “Zaqueu, desça depressa.  Quero ficar em sua casa hoje”.  Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria (Lc 19:5-6).
Um dos episódios mais conhecidos na vida de Jesus foi seu encontro com Zaqueu.  Os detalhes da história são bem familiares, mas aqui gostaria de ressaltar em poucas palavras apenas uma parte da fala do próprio Cristo para aquele homem: Desça depressa (no verso cinco citado).
Na história Jesus se prontificou a cear na casa de Zaqueu, com ele e a sua família, para isso requeria de Zaqueu que tivesse pressa em descer da árvore em que tinha subido para vê-lo passar.  Jesus hoje ainda se prontifica estar em minha vida e em minha casa para cear comigo e com minha família.  Mas ainda hoje também é preciso que eu desça de árvores para que possa seguir a Jesus – e isto com pressa!  A bênção de Deus é para já e preciso compreender este apelo de urgência.
Lá, Zaqueu compreendeu que não poderia deixar passar a oportunidade de cear com Jesus.  Soube ter o necessário senso de urgência da convocação do Mestre e desceu bem depressa para seguir Jesus.  E o texto conclui dizendo que houve salvação naquela casa (confira no verso nove do mesmo capítulo do Evangelho).
Hoje, também saberei compreender a urgência exigida por Jesus e ter pressa em segui-lo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário