sexta-feira, 20 de março de 2020

DAVI E MEFIBOSETE – O VALOR DA LEALDADE





A cena que destaco para essa reflexão começa com o rei Davi se lembrando do velho amigo Jônatas:
Resta ainda alguém da família de Saul a quem eu possa mostrar lealdade,
por causa de minha amizade com Jônatas? (2Sm 9:1).
Os servos de Davi lhe apresentaram Ziba, que tinha servido a Saul, e para ele o rei repete a pergunta só que agora dando um alcance maior: ... a quem eu possa mostrar a lealdade de Deus? (2Sm 9:3).  Ressalto que para Davi a lealdade dele, como servo ungido do Senhor, deveria ser o reflexo da lealdade de Deus para com aqueles que ele ama.
Ziba promoveu o encontro entre o rei Davi e Mefibosete – um filho de Jônatas que se tornara aleijado em um acidente enquanto era escondido por ocasião da morte do pai e do avô (leia 2Sm 4:4).  Era o único que tinha restado da linhagem de Saul e Jônatas e estava vivendo em condições de penúria, devido tanto a pilhagem de suas propriedades de herança quanto a sua condição de deficiente físico.
Agora, frente a frente: o rei e Mefibosete, Davi tinha a oportunidade de reparar o mínimo que fosse os sofrimentos causados aos descentes de Saul.
Só relembrando: Davi não comemorou a morte de Saul, muito pelo contrário, ordenou o castigo daqueles que promoveram a vingança sobre a casa de Saul (leia a passagem em 2Sm 4:9-12).
O texto descreve que foram seguidos todos os rituais do cerimonial da corte de Jerusalém quando Mefibosete chegou à presença do rei.  A diferença começou quando Davi passou a tratá-lo não apenas como um súdito qualquer, mas como alguém que deveria merecer um tratamento real diferenciado: Não tenha medo (2Sm 9:7).  O rei então ordenou que fossem restituídas as terras que eram de Mefibosete por direito de herança.  Era o mínimo que poderia fazer para que os erros cometidos no passado contra os descentes de Saul – que não tinham culpa pelos pecados deste – fossem reparados.
Mas Davi foi além. Quebrando todo o protocolo, ordenou que Mefibosete tivesse o direito de comer na mesa do rei dali em diante.  Com certeza esta era uma honraria dada a poucos.  Reconhecendo o seu lugar de apenas súdito, o jovem recusou; mas o rei insistiu pois esta seria a forma de Davi fazer cumprir suas promessas feitas a Jônatas (lembre-se que o juramento entre ambos, que se encontra em 1Sm 20:42, incluía o compromisso com as respectivas descendências).
Finalmente o rei Davi completou os benefícios que deveriam ser atribuídos ao descendente de seu amigo Jônatas: Mefibosete, por ser deficiente, certamente não teria condições de cultivar as terras que agora estavam sendo-lhe devolvidas; então Davi logo providenciou para que não lhe faltasse condições de provimento.  A Ziba, que já havia servido a Saul, foi dada uma ordem:
Você, seus filhos e seus servos cultivarão a terra dele.  Você trará a colheita para que haja provisões na casa do neto de seu senhor.  Mas Mefibosete comerá sempre à minha mesa. (2Sm 9:10)
A narração deste episódio conclui então observando que a partir de então Mefibosete passou a ser tratado como se fosse um dos filhos de Davi (veja 2Sm 9:11).  E para todos ficou demonstrado o valor que o rei dava a lealdade.  Valor este que deveria ser tomado como padrão na construção moral do povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário