sexta-feira, 8 de novembro de 2019

ELE PERMANECE FIEL


A frase "Deus é fiel" se tornou bem popular nestes dias.  Ela está escrita e decalcada em vários lugares: de estampas em camisas a adesivos para carros.  Contudo, é bom observar que mais que uma frase de efeito, aqui está uma afirmação básica de minha fé e esperança: o Deus em quem confio e no qual espero é fiel. 
Veja comigo então o que isto quer dizer.
Em 2Tm 2:13 está escrito: se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.  Neste verso está resumida toda a razão da confiança e esperança que tenho em um Deus fiel.
Duas afirmações me saltam do texto:
Primeira: a fidelidade de Deus não depende de minha conduta ou posição.  Deus é fiel para comigo apesar de, eventualmente, eu não conseguir manter minha fidelidade para com ele.  Não há uma relação de causa e efeito entre a atitude de Deus e minha resposta.
Segunda: na mesma linha da anterior, é da essência da natureza divina ser fiel.  Deus é em si mesmo fiel: o seu modo próprio de ser é a fidelidade, ou seja, se deixar de ser fiel, deixa de ser Deus – este atributo divino é inquestionável.
E então, que devo fazer diante de um Deus que é essencialmente fiel?  É bom, ouvir o conselho do salmista: Entregue seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá (Sl 37:5).
A palavra do salmista pode ser percebida nos dois verbos:
a) Entregue – sendo Deus fiel então posso entregar meu caminho ao Senhor e deixar que ele o conduza para o melhor destino; e
b) Confie – ainda reconhecendo a fidelidade divina, resta-me apenas confiar e descansar inteiramente no Salvador que ele me valerá.
Deus é fiel!  Aleluia!  Que esta não seja apenas mais uma frase em minha vida; mas a expressão de louvor e gratidão de uma alma que aprendeu a se entregar e confiar inteiramente no Senhor.
Para a glória dele.  Amém.

4 comentários:

  1. Caro Prof.tive uma experiência inusitada. Há uns 5 anos fazia aula de dança de salão como terapia, e fiz durante 4 anos. Pois bem, estava dançando com meu professor um bolero, quando errei o passo. O professor me corrigi o e disse: " quando a dama erra, a culpa é do cavalheiro que não soube conduzir". De repente, ouvi uma voz que disse: "dance a música de Deus, porquê quem confia se entra. É, porquê se entregou, confia cegamente". Eu parei de dançar, e o professor perguntou se estava tudo bem. Eu disse que sim. Eu achei que ele não entenderia. Tempos depois, compartilhei com ele, e como resposta, ele apenas ouviu.
    Minha conclusão foi: se Deus é nosso professor, podemos confiar. Nós erramos, ele não. Então, confiar e se entregar é a coisa mais sensata a se fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido. Boa ilustração. Deus é sempre um condutor perfeito e confiável. Ele nunca erra e nunca nos faz errar.
      A glória seja a ele.

      Excluir
  2. Estimado pastor Jabes, verdadeira e bela reflexão sobre a identidade de Deus. Muito maravilhoso entregar e confiar nossas vidas a Ele. Deus continue abençoando sua vida, familia e ministério. Dr. Onésimo Eugenio Barboza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido, É por isso que podemos descansar e confiar nossas vidas a Cristo, por que sempre ele continua sendo fiel.
      Aleluia.
      Abr

      Excluir