terça-feira, 25 de agosto de 2015

O contexto eclesiástico das epístolas joaninas – 1ª parte

A TÍTULO DE INTRODUÇÃO –
Os escritos joaninos são, sem dúvida, os mais singulares dentre os neotestamentários.  Isso não somente pelo fato de não terem paralelo entre os outros escritos do Novo Testamento mas principalmente por abrirem possibilidades e horizontes para o cristianismo que até então nenhum autor bíblico tinha se proposto.  O fato é que tais escritos, mesmo destinados a uma comunidade específica, não impediu que o autor vislumbrasse novas implicações para a igreja e isso fez sem jamais perder de vista as verdades essenciais do cristianismo: a obra salvífica do Cristo encarnado e a responsabilidade ética do amor fraternal.
Um dado interessante que deve ser levado em conta é que o termo "igreja" (grego: Έκκλησία) não aparece em lugar algum no texto das epístolas e sempre as referências à comunidade são indiretas.  Também considerável é não terem elas características epistolares (a primeira sob a forma de opúsculo ou sermão e as outras duas de bilhete).  Certo é todavia que foram escritas com o objetivo específico de corrigir erros na interpretação e aplicação do Evangelho de João e assim evitar desvios dentro da comunidade.
Partindo agora deste caminho já identificado, passemos a conhecer o contexto eclesiástico onde foram germinados estes escritos.
UM PALAVRA SOBRE DATA E LOCAL –
Antes de entrar e conhecer a comunidade, creio ser válido uma rápida passagem sobre a questão da data e local onde os escritos apareceram.
Com toda certeza as informações dadas pelo próprio texto não são suficientes para determinar estas questões e as notas externas também não são muito freqüentes.  Juntando-se agora estes dados, algumas conclusões podem ser tiradas: historicamente sabemos que na região de Éfeso (Ásia Menor) a igreja cristã no final do primeiro século enfrentou problemas quanto a grupo que pregavam uma cristologia desencarnada, influenciada por correntes gnósticas e por outras heresias contemporâneas, o que trouxe consigo a idéia de uma ética e moral frouxa e a falta de um amor fraterno encarnado.  Isso nos leva a crer que lá estavam os destinatários originais destes escritos joaninos.
Quanto a data, o mais provável é que tenham sido escritos entre os anos de 80 e 90 quando as comunidades provenientes do ministério do Discípulo Amado já estavam razoavelmente estabelecidas e começavam a ganhar alguma estrutura.  Nesta época o Evangelho já havia sido escrito e, com quase certeza, também já circulava nas comunidades co-irmãs provocando interpretações nem sempre muito fieis.  Mais para o final do século, não seria muito provável pois de lá nos vem o Apocalipse e a possível assimilação da comunidade joanina no restante da cristandade de então – o que não parece ser o caso dos leitores das epístolas.  O que só vem a confirmar a tese da data na penúltima década do primeiro século cristão.

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