A TÍTULO DE INTRODUÇÃO –
Os
escritos joaninos são, sem dúvida, os mais singulares dentre os
neotestamentários. Isso não somente pelo
fato de não terem paralelo entre os outros escritos do Novo Testamento mas
principalmente por abrirem possibilidades e horizontes para o cristianismo que
até então nenhum autor bíblico tinha se proposto. O fato é que tais escritos, mesmo destinados
a uma comunidade específica, não impediu que o autor vislumbrasse novas
implicações para a igreja e isso fez sem jamais perder de vista as verdades
essenciais do cristianismo: a obra salvífica do Cristo encarnado e a
responsabilidade ética do amor fraternal.
Um dado
interessante que deve ser levado em conta é que o termo "igreja"
(grego: Έκκλησία) não aparece em lugar algum no texto das epístolas e sempre as
referências à comunidade são indiretas.
Também considerável é não terem elas características epistolares (a
primeira sob a forma de opúsculo ou sermão e as outras duas de bilhete). Certo é todavia que foram escritas com o
objetivo específico de corrigir erros na interpretação e aplicação do Evangelho de João e assim evitar desvios
dentro da comunidade.
Partindo
agora deste caminho já identificado, passemos a conhecer o contexto eclesiástico
onde foram germinados estes escritos.
UM PALAVRA SOBRE DATA E LOCAL –
Antes
de entrar e conhecer a comunidade, creio ser válido uma rápida passagem sobre a
questão da data e local onde os escritos apareceram.
Com
toda certeza as informações dadas pelo próprio texto não são suficientes para
determinar estas questões e as notas externas também não são muito
freqüentes. Juntando-se agora estes
dados, algumas conclusões podem ser tiradas: historicamente sabemos que na
região de Éfeso (Ásia Menor) a igreja cristã no final do primeiro século
enfrentou problemas quanto a grupo que pregavam uma cristologia desencarnada,
influenciada por correntes gnósticas e por outras heresias contemporâneas, o
que trouxe consigo a idéia de uma ética e moral frouxa e a falta de um amor
fraterno encarnado. Isso nos leva a crer
que lá estavam os destinatários originais destes escritos joaninos.
Quanto
a data, o mais provável é que tenham sido escritos entre os anos de 80 e 90
quando as comunidades provenientes do ministério do Discípulo Amado já estavam razoavelmente estabelecidas e começavam
a ganhar alguma estrutura. Nesta época o
Evangelho já havia sido escrito e, com quase certeza, também já circulava nas
comunidades co-irmãs provocando interpretações nem sempre muito fieis. Mais para o final do século, não seria muito
provável pois de lá nos vem o Apocalipse e a possível assimilação da comunidade
joanina no restante da cristandade de então – o que não parece ser o caso dos
leitores das epístolas. O que só vem a
confirmar a tese da data na penúltima década do primeiro século cristão.
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