sexta-feira, 13 de setembro de 2013

ENQUANTO VAMOS À CASA DO SENHOR

 "Das profundezas clamo a ti, Senhor; ouve, Senhor, a minha voz!" 
(Salmo 130:1).

Na parte final do Livro dos Salmos, há 15 salmos que são chamados de Cânticos de Degraus ou Cânticos de Romagem.  Eles eram entoados enquanto o povo se dirigia para o santuário e expressam tanto o sentimento como a preparação espiritual dos fiéis que estão indo adorar a Deus.  Um deles – o Salmo 130 – retrata com simples profundidade o anseio que o crente tem pelo encontro com o Senhor.
O salmo parte das profundezas [da alma] de onde vem o clamor pelo Senhor: Escuta, Senhor...  É como se o salmista quisesse dizer que no fundo do seu ser o que realmente importa é estabelecer um contato com Deus.  Enquanto se dirige à adoração, é preciso manter aberto o canal com o Mestre.  Diríamos: deixamos as superficialidades da vida e buscamos ao Senhor com a mais sincera de nossas intimidades.  Lá onde só Deus me conhece é que quero ser visto e ouvido pelo meu amado Senhor.
Mas este contato íntimo com Deus me põe a desnudo.  Diante disto o salmista questiona: Quem escaparia? (Salmo 130:3).  É diante de Deus que eu me vejo quem realmente sou, e assim que constato que sou um pecador e que – embora necessite e deseje a companhia divina – não posso sobreviver na sua presença.  Contudo, ainda assim o salmista sabe somente em Deus está o perdão para os que o temem, por isso insiste em por a sua esperança no Senhor (Salmo 130:7). 
Desta forma este salmo de apenas oito versos afirmando que mais que qualquer coisa nesta vida o que mais queremos é a estar na presença sagrada.  Mais que qualquer segurança; melhor que qualquer esperança; mais que qualquer satisfação; o que eu realmente desejo é estar com o Senhor.
Que este seja o nosso canto enquanto nos dirigimos à Casa do Senhor para adorá-lo – reflexo de toda a nossa vida.  Aleluia.                

2 comentários:

  1. "Deus" precisa de casa?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido,
      Não sei se estou forçando ou se realmente há uma pitada de insinuação em seu questionamento! Se for o caso, tudo bem. Eu concordo: "Deus" (as aspas são por sua conta!), sim, "Deus" não precisa de casa. Isso eu já encontro nas entrelinhas das páginas do AT (é só ler por exemplo 1Rs 8:27), mas principalmente na teologia do Novo Testamento quando a figura geográfica do templo perde espaço para dar lugar ao corpo humano como a morada divina (é o que diz o apóstolo em 1Co 6:19). Sendo assim, Deus não precisa de casa, nem eu de um endereço para ir encontrá-lo. Mas, como no mais profundo de minha alma eu careço de encontros com o Senhor! É por isso que eu espero pelo Senhor mais do que as sentinelas pela manhã (palavras verso 6 do mesmo Salmo). Ora, o alvorecer não é lugar, é tempo! Sim, eu vou à Casa do Senhor não o buscando em um templo mas desfrutando de sua intimidade e perdão gracioso como quem o encontra na segurança do quarto fechado ou apenas sorvendo a gostosa brisa da viração do dia.
      Um abraço.

      Excluir