terça-feira, 5 de março de 2024

AS VISÕES DE DANIEL – a 3ª visão



Iniciando o reinado de Dario, o profeta Daniel foi buscar nos livros o registro daquilo que o Senhor já tinha falado aos profetas sobre as desolações de Jerusalém (9.2).

Tendo entendido a situação do povo, segundo a leitura, Daniel logo se voltou para o Senhor com orações, jejuns e quebrantamento (9.3).

Quando o homem de Deus conhece as palavras contidas na Lei e nos Profetas e percebe a situação do seu povo, sua oração é correta e sincera. Assim, Daniel, na sua oração: a. Começou reconhecendo a grandeza, fidelidade e misericórdia de Deus (9.4); b. Confessou seus pecados e os do povo (v. 5,6); c. Continuou insistindo na súplica por restauração, baseada nas ações do próprio Deus (v. 7-18); e d). Clamou por perdão (v. 19).

Por crer que “ao Senhor, nosso Deus, pertencem a misericórdia e o perdão” (9.9) Daniel foi capaz de entregar sua súplica diante da face do Senhor confiando que Deus atenderia e agiria sem tardar (v. 18).

 E a resposta veio, junto com toque de Gabriel – o homem da visão anterior (9.21). A sua instrução seria para “dar sabedoria e entendimento” a Daniel (v. 22). E ainda uma palavra de conforto com a afirmação de ser ele, o profeta, muito amado e que suas súplicas já teriam sido ouvidas desde o princípio (v. 23).

Este foi o entendimento da visão. Se os anos de desolação, conforme predito pelo profeta Jeremias, “durariam setenta anos” (9.2), então assim, no entendimento do simbolismo numérico, setenta semanas estariam decretadas sobre o povo (v. 24).

Nesse meio tempo, porém, enquanto as semanas estiverem acontecendo, rebeliões e desgraças contra o povo ungido ainda haveriam de ocorrer (9.26). Pois, mesmo Jerusalém sendo reedificada, esses seriam “tempos difíceis” (v. 25).

Daniel, contudo, deveria entender que a finalidade das setenta semanas decretadas não seria trazer apenas desgraças, mas “para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados e para expiar a iniquidade e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo” (9.24).

Esse foi exatamente o teor da súplica do profeta Daniel ao ler as Escrituras e comparar com a situação do seu povo: que o Senhor trouxesse restauração.

(Da revista “COMPROMISSO” – Convicção Editora – Ano CXVII – nº 468)

 



Leia mais sobre AS VISÕES DE DANIEL –
1ª visão – link
2ª visão – link
4ª visão – link
destino da Pérsia – link

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário