terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

AS VISÕES DE DANIEL – a 1ª visão


Os capítulos iniciais do livro de Daniel apresentam a sua chegada ainda jovem como exilado na Babilônia. Nos seus últimos capítulos, o livro faz o registro das visões que o próprio Daniel teve e as suas interpretações.

Com um estilo apocalíptico de escrever, as visões que o profeta teve nos últimos anos de sua vida são descritas a partir de simbolismos e interpretações figuradas. Elas procuram apontar lições e trazer conforto para o povo fiel em meio as tribulações, as quais eles estavam vivendo; bem como fundamentar a esperança quanto ao futuro.

 

A primeira das visões Daniel aconteceu no primeiro ano de reinado de Belsazar (7.1). Nela Daniel viu quatro ventos que agitavam o mar Grande e quatro animais diferentes que subiam do mar (v. 2,3).

A descrição dos animais os mostra de um modo “terrível e assustador” (7.7), com sua força, dentes de ferro e vários chifres. Ainda continuando a visão, ele viu tronos e um ancião de vestes brancas que se assentou para julgar (v. 9,10).

Uma visão assim agitou e perturbou o espírito de Daniel (7.15) que procurou logo alguém que fosse capaz de lhe dar a interpretação das coisas (v. 16). Pela interpretação dada, os animais seriam “reis que se levantarão da terra” (v. 17) e os chifres indicavam a arrogância de tais reis.

Mas, embora parecesse ameaçadora a visão, e a perspectiva de que um quarto rei, mais forte que os três primeiros, faria guerra contra os santos e prevaleceria contra eles (7.21), esse não seria o fim da visão e da história pois chegaria o tempo em que o ancião haveria de executar seu juízo em favor dos “santos do Altíssimo” (v. 22).

E continuou a interpretação. A ousadia do quarto animal – o reino que tentará dominar com arrogância toda a terra – poderá até falar palavras contra o Altíssimo, oprimir os santos ou procurar mudar os tempos e as leis, mas certamente seu aparente poder não vai durar para sempre (7.25) pois o tribunal lhe tirará o domínio para o aniquilar por completo (v. 26).

O certo que a visão mostrou a Daniel foi que no fim todos os santos do Altíssimo reinarão e “seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão e lhe obedecerão” (7.27). Essa é verdadeira esperança dos santos.

Terminada a primeira visão, Daniel guardou essas coisas em seu coração (7.28).


(Da revista “COMPROMISSO” – Convicção Editora – Ano CXVII – nº 468)

Leia mais sobre AS VISÕES DE DANIEL –
2ª visãolink
3ª visãolink
4ª visãolink
O destino da Pérsialink

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário