quarta-feira, 1 de novembro de 2023

O CULTO NA PÓS-MODERNIDADE (2) – o transcendente e o encontro com o sagrado

 


Para um tempo de sacralidade impessoal, o culto cristão apresenta-se como transcendente e encontro com o sagrado.

A segunda resposta à espiritualidade e à crescente religiosidade pós-moderna, de certo modo, está em contiguidade com a resposta anterior.  A mística contemporânea além de vazia em si, não reconhece o seu objeto de culto como sendo alguém que lhe responda pessoalmente.  A pós-modernidade tem buscado a transcendência – uma vivência além do dado objetivo buscado na modernidade científica – e o encontro com o sagrado como marcas características de seu tempo.  Nas palavras de Leonildo Campos, que encontro na introdução ao seu livro Templo, Teatro e Marcado, é típico deste tempo a "valorização da energia e da potencialidade do homem individual, interligado com as forças vivas do cosmo e do universo", o que eu chamaria de despersonalização da relação com o sagrado.  Ao encarar o cosmo como sagrado em sua totalidade, carece o ser humano pós-moderno de um relacionamento pessoal com o ente divino. 

São da Teologia Sistemática de Tillich as palavras:

O símbolo "Deus pessoal" é absolutamente fundamental porque uma relação existencial é uma relação de pessoa-a-pessoa.  O homem não pode estar interessado de forma última por algo que seja menos do que pessoal.  E já que personalidade (persona, prosopon) inclui individualidade, surge a questão: em que sentido Deus pode ser chamado de indivíduo? Tem sentido chamá-lo de "indivíduo absoluto"? A resposta deve ser que tem sentido na medida em que ele pode ser chamado de "participante absoluto".  (...)

Significa que Deus é o fundamento de tudo que é pessoal.  E que ele traz dentro de si mesmo o poder ontológico de personalidade.  Ele não é uma pessoa.  Mas não é menos do que uma pessoa.

Diante de uma percepção do sagrado distante e despersonalizado e da certeza de que as suas próprias ações haveriam de lhe fazer sucumbir, o salmista ora: "Não me lances de tua presença" (Sl 51:11).  É neste contexto que o culto cristão deve se mostrar como um encontro com o sagrado, mas sobretudo um encontro com o sagrado personalizado que se revela e se dá a conhecer.  O culto cristão mostra-se como um encontro pessoal.  O místico medieval Bernardo de Clairvaux (1090-1153) dizia:

Não me importa quão cedo eles possam acordar e se levantar para orar na capela, numa madrugada gelada de inverno, ou nas altas horas da noite; eles sempre descobrirão que, antes disso, Deus estava acordado, aguardando-os, ou melhor, Ele os tinha acordado para buscarem a sua face.

No seu pequeno trabalho sobre Liturgia e Culto Cristão o Professor João Ferreira Santos coloca: "Na liturgia cristã se celebra a imanência de Deus, isto é, o ato em que o Deus Transcendente desce para estar com o homem, na pessoa de Jesus Cristo, o Verbo que se fez carne, o Parácleto que está conosco para sempre".  Ainda num texto devocional da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil de 2003 lê-se:

Sinteticamente, culto é "o encontro da comunidade com Deus".  Esse encontro só é possível porque Deus permite e reúne a comunidade.  Não é a comunidade que convoca, mas Deus se coloca à disposição (Mt 18:20) e foi Ele que ordenou que esse encontro acontecesse (1Co 11:24 e 25).  Deus ordena e vem ao encontro da comunidade no culto.  Não só o/a pastor/a, mas também a comunidade toda é responsável para que seja um bom encontro com Deus.  O/A pastor/a ajudam a comunidade a celebrar o culto, a celebrar o encontro com Deus.  A liturgia é justamente o "conjunto de elementos e formas através dos quais se realiza esse encontro".

Em outras palavras, o culto cristão é a celebração da presença divina no Encarnado; é a certeza de que o divino se fez história recriando a própria criação e transformando-a em simpática à vida humana.  Rubem Alves em Da Esperança afirma: "É na história que Deus e o homem engendram um futuro comum.  Este não é simplesmente um futuro que Deus cria para o homem, mas ele é criado por ambos, numa histórica cooperação dialógica.  Esta é a implicação necessária de sua encarnação: ele continua aberto ao homem".

Apontei que o culto cristão traz como um dos seus elementos fundamentais o caráter celebrativo e adorativo, e é exatamente por ter este caráter que o culto cristão pode oferecer respostas significativas para as questões existenciais humanas no contexto da Pós-Modernidade.  Diante de uma sacralidade impessoal e silenciosa, o culto cristão se apresenta como o encontro entre o ser humano e o Deus pessoal que se revela e para o qual devotamos a nossa adoração em um ato de celebração consciente e consequente.

Certamente neste ponto destaco a principal resposta cristã à pós-modernidade: o culto é eminentemente um encontro.  Não havia dúvida quando, No Baú da Adoração, eu afirmei: "culto é encontro, e encontro primordialmente com Cristo".  Ele, o culto, é a resposta ao desencantamento provocado pela pós-modernidade.  No culto cristão acontece a ocasião e a possibilidade do encontro com o sagrado, a certeza de que há um Deus pessoal e, mais que isso, um Deus que sendo imenso e transcendente ainda assim desce para coabitar com o ser humano.  "Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós, vimos a sua glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade" (Jo 1:14), esta é a resposta mais clara que o culto cristão tem a oferecer a este tempo: a inefável glória do Criador pode ser alcançada através do contado pessoal no culto oferecido a ele.  O Deus adorado no culto cristão é o Infinito-Pessoal e foi personificado historicamente no Encarnado.

 


§. Esse é um extrato retirado do meu livro:
DE ADÃO ATÉ HOJE – um estudo de Culto Cristão

 Está disponível no:

Clube de autores
amazon.com

 

§. Leia também:

O CULTO NA PÓS-MODERNIDADE (1) – o místico e o misterioso

 

Conheça mais outros livros meus:
TU ÉS DIGNO – Uma leitura de Apocalipse
PARÁBOLA DAS COISAS
ENSAIOS TEOLÓGICOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário