terça-feira, 28 de novembro de 2023

A ATUALIDADE DOS DONS

 


A questão dos dons espirituais tem provocado algumas das discussões bastante acaloradas em círculos eclesiásticos. E entre os pontos de discussão está sobre a atualidade dos dons e sua aplicação ainda para a igreja do século XXI.

Para responder a questões assim, devemos nos voltar em primeiro lugar ao Texto Sagrado na busca indicações seguras.  E a primeira constatação é que não há verso bíblico que indique que os dons apresentem “data de validade”.  Ou sejam em nenhuma parte do Novo Testamento é dito de maneira explícita que haveria um tempo quando os dons se tornariam obsoletos.

Por outro lado, Paulo indicou que os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis (Rm 11:29).  E mesmo que o contexto onde lemos esse versículo se refira a salvação eterna dos crentes, mas a compreensão pode ser bem estendida para nosso estudo.

A verdade bíblica é indiscutível quando afirma que Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre (Hb 13:8), que ele se comprometeu em estar com seus discípulos até os confins dos tempos (Mt 28:20) e que não os deixaria órfãos, enviando seu Espírito (Jo 14:18 e 26).

Quanto a atualidade e a validade dos dons hoje?  O que podemos compreender é que enquanto a igreja tiver necessidades espirituais e sociais que precisem ser supridas, o Espírito está capacitando seus servos para desenvolverem ministérios que atendam a tais necessidades.

(Da Revista DIDASKALIA – 1º quadrimestre / 2023 – IBODANTAS)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário