sexta-feira, 20 de agosto de 2021

APOCALIPSE, PROFECIA OU REVELAÇÃO?

  


Para ler Apocalipse, uma questão relevante a se colocar é o sobre o caráter essencial do texto: seria ele Revelação ou Profecia? 

Observe que nas mais diversas catalogações e relações de livros do NT, Apocalipse é em geral apontado como o Livro de Profecias do Novo Testamento.  Contudo, o material é intitulado e se inicia como sendo Revelação.

Então, deixe-me dizer logo: somente a partir desta constatação, compreendo Apocalipse como sendo ao mesmo tempo Revelação e Profecia.

 

Sobre Revelação de modo geral, como nós cristãos entendemos, vou passar a palavra ao australiano Gerald O’Collins:

 

Os cristãos creem que através da história do Antigo e do Novo Testamento o Pai, o Filho e o Espírito Santo se manifestaram como um Deus que cuida de nós com um amor infinitamente misericordioso. O cristianismo é uma religião revelada.

 

Em se tratando de Apocalipse, porém, esta compreensão de Revelação deve ser estendida.  Vejamos:

 

O texto começa afirmando: Revelação de Jesus Cristo (1:1). 

Aqui, permita-me uma olhada na forma grega do texto.  Ali é possível se fazer duas interpretações sem ofender a gramática.  (1) Jesus pode ser o sujeito da Revelação – aquele que está revelando; ou (2) Jesus pode ser o objeto da Revelação – aquele que está sendo revelado.

Acredito que a melhor interpretação, é uma combinação de ambas.  Jesus Cristo revela eventos e fatos na história a partir de sua autorrevelação.

 

Quanto ao termo Profecia, este também é de uso generalizado no cristianismo.  De um modo geral, compreendemos profecia como sendo a atividade daqueles que que se sente, apresentam e falam perante a comunidade como portadoras de mensagens divinas. 

Então nesse sentido, Apocalipse também é profecia pois é o anúncio daquilo que Deus tem a dizer à igreja.

 

Concluindo, considere-se mais:

 

A profecia dada por Deus não é o atestado da fatalidade diante da qual nada resta a humanidade a fazer a não ser se conformarem às circunstâncias.  Nada mais estranho à profecia que o fatalismo, ou a visão de que o mundo está irremediavelmente perdido e, portanto, nos afastemos dele esperando que Cristo volte para exercer a sua justiça.  Deus dá a profecia para que o mundo – criação conjunta de Deus e seres humanos – possa não ser abandonado à sorte do tem de ser, mas que possa ser vislumbrado sob a ótica do pode ser.

 

 

Leia também o livro TU ÉS DIGNO - Uma leitura de Apocalipse.  Texto comovente, onde eu coloco meu coração e vida à serviço do Reino de Deus. Você vai se apaixonar por este belíssimo texto, onde a fidelidade a Palavra de Deus é uma marca registrada.

 


Disponível na:
AD Santos Editora

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário