sexta-feira, 23 de agosto de 2019

ALÉM DA VITÓRIA



Todos nesta vida vivem em meio a disputas e situações conflituosas. O fato de sermos servos do Deus Altíssimo não nos livra desta condição. Pelo contrário, Jesus nos preveniu que passaríamos por tribulações (lembre Jo 16:33). Foi em meio a estes embates que Paulo escreveu à igreja em Roma apontando para a vitória (a citação é Rm 8:31-39).
Para o apóstolo a vida do cristão é um risco constante: Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias (Rm 8:36 citando o Sl 44:22). O texto ainda fala em tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo, espada (Rm 8:35). Por tudo isto estamos sujeitos a passar. Não há isenção para os crentes. Todas estas coisas poderiam nos afastar de Deus.
E aqui está o cerne da questão: somos derrotados não quando ou porque passamos por todas estas situações, mas porque nos deixamos levar por elas e nos afastamos de Deus. É a distância do Senhor que propicia os nossos fracassos.
Ainda nos versos 38 e 39 há outra lista a se considerar: morte, vida, anjos, demônios, o presente, o futuro, poderes, altura, profundidade, quaisquer outras coisas – em resumo nada. Sim, nada pode nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus. Este é o segredo da vitória. Quando estamos ligados a Cristo Jesus de modo a que nada nos separe dele, aí então podemos vislumbrar a vitória.
E o texto vai além: por estarmos unidos a Cristo somos mais que vencedores (Rm 8:37). Não é apenas uma vitória simples. É além da vitória. Será a conquista completa que nos está reservada, afinal, a morte foi destruída pela vitória (1Co 15:54).
Para a glória dele, vamos além da vitória.

4 comentários: