terça-feira, 8 de maio de 2018

Santa Maria mãe de Deus


O tema da meditação de hoje pode não tocar o núcleo da mensagem do Evangelho, que é a justificação pela graça mediante a fé, mas é certamente um dos temas mais populares de discussão quando se trata de diferenças entre católicos e protestantes. Eles dizem que, de fato, os protestantes não acreditam na Virgem Maria e nos santos. O problema, no entanto, é mais complexo e é importante. Ele pode ser resumido em uma declaração enganosa. O personagem de Maria de Nazaré é fundamental para o Protestantismo. Claro que não dá fundamento a uma disciplina teológica específica que para os católicos é chamada Mariologia, mas ilustra as passagens decisivas da história da salvação da humanidade.
Deixe-me começar com três datas históricas e eventos relacionados a eles. Jerusalém, metade do quinto século a.C. (458-7 ca). O escriba Esdras chega à cidade que há algum tempo tem recebido de volta os judeus exilados na Babilônia. É o período da reconstrução do Templo e as reformas religiosas e políticas que afetam o povo de Israel naqueles anos. A reforma de Esdras se inspira na divulgação e conhecimento da Lei e na formação de um grande grupo de sacerdotes e lugares de culto, no conhecimento e na observância da Lei. A reforma fará do povo de Israel uma nação de judeus reais, que deve ser limitada para aqueles que possam provar, com registros genealógicos, sua descendência de judeus exilados. Quem não provar a sua pureza racial e ritual é considerado um bastardo. Mas nem todo mundo em Israel aceita esses princípios.
Uma parte do grupo sacerdotal lidera a oposição, que se expressa na compilação de alguns livros mesclados no cânon da Bíblia (que mostram, pela sua presença, que a Bíblia nem sempre é uniforme). Eles são o Livro de Jonas, o livro de Jó e do Livro de Rute. O último é uma obra de grande beleza, atravessada por histórias de amor e sofrimento, preocupações, esperanças e temores, de humildade e pobreza. O livro conclui, deixando-nos saber que Rute é uma ancestral direta do Rei Davi, Rute foi mãe de Obede, que gerou Jessé, que foi pai de Davi. Esta genealogia, no entanto, torna-se mais interessante se sabemos que Rute não era israelita, mas veio da terra de Moabe, um país não amigo, contra quem os profetas falaram muitas vezes. Aqui é o significado da genealogia. Os autores do livro de Rute argumentam que, sob as leis de Esdras, mesmo o rei Davi, o símbolo da aliança entre Deus e seu povo, ele seria imundo e bastardo, porque descendente de Rute, a moabita.
Esta história, tão distante no tempo a partir da história de Maria de Nazaré, tem, em todo caso, laços com ele. Laços bíblicos, tecidos a partir das Escrituras.
Segunda data, 74-80 d.C., em uma igreja oriental, talvez na Síria, talvez na Fenícia. Um cristão que tem sido chamado Mateus, na elaboração do Evangelho de mesmo nome, começa sua narrativa com a genealogia: a genealogia de Jesus. Mesmo esta não é uma seca coleção de nomes, mas quer expressar um sentimento, uma coleção de sinais significativos. Em meio a uma genealogia patrilinear está a presença de cinco mulheres. Eles são Tamar, Raabe, Rute, Bate-Seba e Maria. Essas mulheres não são mencionadas no número das ancestrais famosas: Sara, Rebeca, Raquel. Estas são de menor estatura, se comparadas a celebridades na história nacional. Mateus as cita provavelmente porque entraram na história do nascimento de Jesus de maneira pouco ritual. Tamar era a nora de Judá, filho de Jacó. Ela não se tornou mãe através dos filhos de Judá, mas por um estratagema fingiu ser uma prostituta e se juntou a seu sogro, gerando, assim, um dos antepassados de Cristo. Raabe era uma prostituta de Jericó que favoreceu a captura da cidade por Josué. Rute, como já dissemos, contaminou pureza racial de seu descendente Davi. Bate-Seba, mãe de Salomão, ela se juntou ao rei Davi através de uma história sombria, caracterizada por adultério e assassinato.
Estas são as mulheres que, na genealogia escrita por Mateus, precedem Maria de Nazaré. São mulheres que produzem contaminação, são as mulheres que produzem constrangimento, que criam problemas morais. E Maria? Nós conhecemos a história. A menina de Nazaré estava noiva de um jovem justo, chamado José. Antes de se ajuntarem, Maria se achou grávida pelo Espírito Santo. É quase sempre o caso. Quando o Espírito Santo atua há sempre algo que dá errado, algo que não vai como deveria. Pelo menos de acordo com os costumes e os valores consolidados. Porque é verdade. Esta intervenção do Espírito produz na história do cristianismo o tema da concepção virginal de Jesus. Tema fundamental para o catolicismo, mas que também cruza teologias protestantes delicadas. Tema certamente glorioso, mas que por razões de respeito, por motivos relacionados com a economia da minha palestra, eu não vou tratar. Porque o que eu acho que é importante é que, mesmo aqui, no caso de Maria, e através do trabalho do Espírito Santo, nos encontramos no contexto daquelas histórias de constrangimento, de problemas, de histórias de amor e afeto que não são histórias lineares, mas humanas, das pessoas humildes e pobres, histórias de mulheres que não podem ter filhos ou que os tinham pelo caminho errado. Para aqueles que conheciam Maria, ela não cumpriu as promessas de noivado, e por isso era uma mulher desonesta. A resposta de Maria a todos esse emaranhado intrincado é muito alta e muito simples: eu sou a serva do Senhor, ele fez comigo o que disse. Humilhação, aceitação humildade da vontade de Deus. A perda e coragem. A resposta de fé: a minha alma exalta o Senhor e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua humilde serva. Eis que, de agora em diante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Poderoso fez em mim maravilhas e Santo é o seu nome.
Terceira data, 431 d.C., Éfeso, na Ásia Menor. Lugar e período de muita discussão entre os cristãos. O cristianismo se desenvolveu no Oriente através de lacerações dolorosas e debates acalorados. Um novo problema surgiu. Era difícil para alguns cristãos, que poderiam ser chamados espiritualistas, aceitar plenamente a humanidade de Deus. Deus habita as alturas elevadas, nós não. E também para o filho de Maria, para Jesus de Nazaré, como seria possível tornar mais racionalmente clara com distinções precisas? Por exemplo, se poderia dizer que Jesus, o filho de Maria, era apenas um homem, certamente eleito, porque guiado e inspirado pelo verdadeiro Cristo, eterno e verdadeiramente divino. Este, filho do Pai, o divino, mas não o filho de sua mãe. O Cristo-Deus no alto e Jesus em baixo, ligados, mas não unidos na mesma pessoa. Aqui está uma forma fácil e razoável para salvar a divindade de Deus, sem contaminá-la nem misturar com este mundo impuro. Toda a igreja, em seguida, se reuniu em conselho na cidade de Éfeso e decidiu que não, que não é assim. Ela entendeu que Cristo é o filho do Pai e também filho de sua mãe. E para expressar esse conceito em uma fórmula declarou Maria "Mãe de Deus". A fórmula pode parecer surpreendente hoje. A encarnação de Deus e a humanidade são coisas sérias. Elas indicam rebaixamento e aniquilação. Elas indicam a renúncia de Deus de sua santidade e separação. Elas indicam a renúncia de Deus à sua própria pureza. E tudo isso através do corpo de uma mulher. Então, Jesus Cristo, o Senhor é nascido de mulher.
Podemos agora avaliar a solidariedade de Maria com as outras mulheres da genealogia de Mateus. Todas essas mulheres quebram, de uma forma ou de outra, a obsessão com a pureza. Da pureza moral, de pureza étnica, a pureza da Lei. Maria rompe e contamina, com suas entranhas, a mesma pureza sagrada de Deus. Em seu corpo isso acontece, basta seguir a fórmula de Éfeso "mãe de Deus". O que acontece em seu corpo é que Deus não permanece puro em sua espiritualidade, em suas alturas. Deus se mistura com a carne de Maria, no seu ventre. Por esta razão dizemos aos irmãos católicos, respeitosamente, mas com firmeza, que estamos em desacordo com a santificação de Maria, com seus altares de culto. Maria pertence à história das misturas e dos embaraços, do mundo da natureza grande e problemática das grandes contradições. Ele pertence ao nosso mundo humano, ao emaranhado insolúvel de esperança e de miséria, humilhação e oração. Em seu louvor do Magnificat está toda a voz dos pobres, daqueles que são tão pobres que somente podem esperar em Deus, no Deus que exalta os humildes e enche de bens os famintos. Neste mundo, a menina de Nazaré está em sua casa. O mundo cuja pureza celestial nunca conheceu.
Amém.
Fabrizio Oppo
Fonte:
http://www.ucebi.it/biblicamente/

Para ler mais sobre Maria acesse:
MARIA - a mãe do Senhor
Cinco mães na Bíblia


Nenhum comentário:

Postar um comentário