terça-feira, 27 de março de 2018

TITULUS – A sentença da cruz


João, ao narrar a crucificação de Jesus, informa que sobre a cruz, Pilatos mandou colar uma placa com a acusação que pesava sobre aquele condenado: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS (confira Jo 19:19).
É claro que a placa original o tempo cuidou de esquecer por aí… (embora teorias várias existam sobre sua atual localização – não vou perder tempo com isso). Mas aproveito para algumas observações e curiosidades sobre ela:

1. Todos os Evangelhos fazem, referência à placa. Mt 27:37 / Mc 15:26 /Lc 23:38 / Jo 19:19.
2. A placa ficou conhecida pelo termo latino titulus e Lucas observa que ela foi grafada em letras gregas, romanas e hebraicas.
3. Sobre o suplício da crucificação, sabemos que foi criado pelo persas, introduzido por Alexandre no Ocidente e bastante utilizado pelos romanos.
4. Também era costume romano indicar o crime do condenado para impingir terror e desestimular atos parecidos nos que assistiam a cena.
5. Conta-se que no ano 71 a.C. Pompeu teria mandado crucificar 200 mil escravos num único dia.
6. Por tradição, é comum ver crucifixos hoje em dia com uma plaquinha colada em cima com as letras latinas INRI. Esta é uma abreviatura da expressão em latim: Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum.
7. Para ilustração, aí vai a acusação com letras latinas, hebraicas e gregas (com grafia modernizada – ou atualizada):



Nenhum comentário:

Postar um comentário