sexta-feira, 8 de novembro de 2013

UM DESEJO NO CORAÇÃO DE DEUS

O último encontro formal de Jesus com seus discípulos se deu poucas horas antes de ele ser traído e preso.  O encontro aconteceu num amplo cenáculo mobiliado onde todos comeram juntos a refeição pascoal e Jesus, a partir dos elementos ali presentes, estabeleceu novos significados a serem recordados.
Lucas registra que logo no início Jesus teria confessado aos seus discípulos: Desejei ansiosamente comer com vocês antes de sofrer (Lc 22:15).  Aquela celebração de Ceia era enfim a concretização de um desejo profundo que nascera no coração de Deus e agora se realizava no seu Filho.  Era parte do plano eterno divino que se tornava história.
Mas em que consistia este desejo no coração de Deus?  As próprias palavras de Jesus nos apresentam pelo menos três respostas.  Primeiro: a refeição em comum de Jesus com seus discípulos era a celebração da inauguração do Reino de Deus.  O Senhor preparou o Reino desde a fundação dos tempos e agora estava abrindo as portas para a entrada dos seus (Mt. 25:34).
Segundo: Jesus estava preste a entregar o seu próprio corpo em resgate da humanidade.  Era a prova definitiva do amor de Deus pelas suas criaturas e os discípulos deveriam a partir daí relembrar este ato de doação amorosa (Rm 5:8).
Terceiro: aquele momento solene marcava o estabelecimento da uma nova aliança entre Deus e os homens.  A primeira cumprira o seu papel histórico e uma nova estava se iniciando a partir do sangue do Cordeiro eterno.  Fazia-se imperioso celebrar este novo pacto (Hb 12:22-24).
Ainda hoje a igreja de Cristo celebra junto a refeição em comum continuando a vivência dos primeiros apóstolos.  Sempre que o fizermos, devemos fazê-lo na dimensão do desejo do coração de Deus.  Pois para isto somos chamados.

4 comentários:

  1. Hoje foi ceia por aqui também. A ceia é um momento de alegria com reverência. Traz a prespectiva da permanência do cristianismo na nossa geração. Viva Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Renato,
      Realmente Cristo está presente entre nós. E isto porque ele mesmo prometeu.. E é no seu corpo, personificado na igreja e celebrado em memória durante a Ceia, que atualizamos esta certeza.
      Glória pois a Cristo.

      Excluir
  2. Entre tantos desejos incentivados e alimentados pela ansiedade e desconhecimento daquilo que está no coração de Deus, levando muitos a buscarem os "tesouros da terra", seu texto é um oásis que nos remete a uma reflexão sobre o Reino e a buscar no Senhor a geração de nossos desejos.
    Oro para que Deus prospere seu ministério e te dê ânimo para semear as riquezas de Sua Palavra.
    Pr. Jarbas Maranhão - Belo Horizonte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado,
      Quando buscamos refletir em nós os desejos que nutrem o coração de Deus é que o seu Reino brota em nós.
      Obrigado pelas orações.
      A Deus toda glória

      Excluir