sexta-feira, 14 de junho de 2013

OS QUE ESPERAM NO SENHOR

O capítulo 40 de Isaías é uma profecia que procura dar conforto e consolo a Israel.  O povo que se encontrava exilado estava beirando a desilusão.  Eles foram os alvos primários da palavra.  Para eles, no final do texto, Isaías afirmou em sua poesia profética que o Senhor não se cansa (no verso 28), fortalece os cansados (no verso 29), mas por outro lado, que o vigor da idade não somente tem limites como também não é garantia de sucesso e realizações (no verso 30).
Parece que o profeta está falando para o tempo de hoje.  Para todo o lado que olho eu vejo uma geração cansada, estressada e impaciente.  É para gente assim que Isaías conclui sobre os que esperam no Senhor: eles são diferentes.  A esperança depositada em Deus nos faz viver sob novas perspectivas (veja o verso 31).
Os que esperam no Senhor são aqueles que experimentam o renovar de suas forças.  Para dizer isto, o profeta usa de três ilustrações.
Voam alto como águias.  A águia no seu vôo é capaz de obter uma visão panorâmica do mundo, bem como focar com precisão sua presa e seu alvo.
Os que esperam no Senhor da mesma forma conseguem voar e ver acima das circunstâncias.  É uma visão diferenciada, privilegiada.  Não ter as limitações do mundo e da vida de tribulações nos torna aptos de enxergar o que ninguém ver: de caminhar em lugares altos (como diz Habacuque em Hc 3:19).  Esperando no Senhor eu posso focar meu olhar no poder de Cristo e não na dimensão dos meus problemas (tome como base as palavras de Jesus em Lc 18:27).
Correm e não ficam exaustos.  A fadiga física e mental é sempre um limitador daqueles que buscam um estilo de vida de alto desempenho.
Os que esperam no Senhor são capazes focar alvos maiores e a partir daí se mover em busca deles.  Eles se põem a correr em direção do que conseguem ver: se movem baseados na fé.  Na peleja da vida, a fé renova as forças (na sua pequena carta Judas afirma isto – verso 3).  Esperando no Senhor eu posso prosseguir sempre ultrapassando as barreiras.
Andam e não se cansam.  O desânimo muitas vezes rodeia quem tem metas a atingir.  Cansaço e frustração parecem companheiros de caminhada.
Os que esperam no Senhor, já por verem mais longe e se disporem à caminhada, encontram força na esperança e não desistem nunca.  Mesmo que a meta pareça distante haverá sempre uma disposição firme de continuar na jornada (é excepcional a convicção íntima de Paulo em Fl 3:13-14).  Esperando no Senhor eu posso permanecer disposto e inabalável em toda e qualquer situação.
As ilustrações apresentadas na poesia de Isaías são belas e ricas e devem nos inspirar a estabelecer nossa esperança no Senhor, pois somente ela poderá nos fazer ver, buscar e permanecer firme na jornada cristã.  Que assim nos faça o próprio Senhor.

(Publicado originalmente no sítio http://ibsolnascente.blogspot.com.br em 05/03/2010)

6 comentários:

  1. É,a imagem é de um corredor esforçando cada músculo enquanto corre até sua meta,com a mão esticada para alcançá-la.
    Rs,rs.Bom dia,amado Professor/Pastor.
    Bom Fim de Semana.
    Um Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Que linda e edificante palavra, louvo ao Senhor por ter levantado e capacitado pessoas como você pastor e mestre, Deus continue te dando e renovando suas forças e inteligencia pra falar e explicar os textos das Sagradas Escrituras, abraços, fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida,
      Obrigado pela palavra. A glória seja toda e exclusiva a ele, que com a sua graça nos faz ir sem além.
      Um abraço.

      Excluir
  3. Palavras abençoadoras amado Pastor, Deus continue te abençoando e derramando inspirações infinitas sobre a tua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, querido.
      A deus - fonte de toda inspiração - seja a glória.
      Um abraço.

      Excluir