sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Salmo 90 – NOSSO REFÚGIO


Senhor, tu és o nosso refúgio, sempre, de geração em geração.  Antes de nascessem os montes e de criares a terra e o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus” (Sl 90:1-2).
O Salmo Noventa – que em nossas Bíblias é intitulado com Oração de Moisés – é um dos mais belos e conhecidos salmos de todo o Saltério.  E não é sem razão, pois em sua antiguidade ele apresenta a confiança em um Deus supremo.
Começando pelo verso primeiro, o Salmo se dirige ao Senhor reconhecendo nele o refúgio necessário para a vida.  Só precisa de refúgio exterior quem já saiu do lugar abrigado, e assim é a minha vida!  Viver neste tempo presente há muito deixou de ser um transitar seguro para a existência humana.  Estou constantemente rodeado por perigos de toda sorte que me ameaçam de todos os lados.  Mas é no meio deste turbilhão que o salmista afirma com convicção: Tu tens sido o nosso refúgio.
Mas a confiança do salmista não é tirada do acaso; ele sabe que o Senhor já tem se mostrado refúgio e fortaleza de geração em geração.  É a certeza da eternidade de Deus e o conhecimento de suas obras poderosas aos pais, no passado, que faz com que eu tenha convicção absoluta de que posso confiar em Deus.  Em cada geração Deus tem mostrado o seu poder e o seu cuidado em refugiar o seu povo, por isso eu descanso nos seus braços, mesmo no meio da mais terrível aflição.
Ora, se o Senhor tem demonstrado ao longo das gerações aquilo que ele pode fazer pelos seus, então será baseado nesta confiança inabalável que me sentirei seguro debaixo da compaixão divina.  É por isso que eu posso orar com convicção com o fez o salmista: consolida, para nós, a obra de nossas mãos, consolida a obra de nossas mãos (Sl 90:17).
Sei que os Salmos são as nossas canções e orações no texto sagrado.  Que eu faça, pois, destas palavras a minha certeza nesta vida!

4 comentários:

  1. Através de comparação,Moisés menciona a infinidade de Deus a fim de dar um ponto de referência ao principal tema do Salmo:A brevidade da vida.
    Bom dia!!!
    Professor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, querida. Quero continuar lendo o Salmo (ainda vem outras postagens), mas por enquanto, obrigado pelo comentário: entendo sim que o ponto de partida é a certeza de que Deus é o nosso refúgio.
      Um abraço

      Excluir
  2. Pr. Jabes, belo trabalho. Quero agradecer a Deus por ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, querido.
      A glória seja ao Senhor, o nosso refúgio.
      Um abraço

      Excluir