sexta-feira, 8 de junho de 2012

CORPUS CHRISTI


Esta semana nos proporcionou mais um feriado.  Creio que não preciso de estatísticas para demonstrar que para uma considerável quantidade de patrícios nossos foi apenas mais um dia sem ter que enfrentar a rotina do labor ou as bancas escolares.
Obedecendo ao calendário litúrgico pelo qual nos guiamos (não vou aqui discutir se o Brasil é um país laico!), este feriado é denominado de Corpus Christi (do latim: Corpo de Cristo), uma festa de preceito católica observada a partir do século XII, cuja ênfase se dá na lembrança do corpo de Cristo personificado na hóstia. 
(Se você quiser saber mais sobre a celebração e suas implicações, tenho certeza que na própria Internet você pode achar um vasto material, mas por hora, vamos deixar esta discussão de lado...)
Mesmo não sendo eu de tradição católica romana, mas, como cristão que também sou, entendo que é bom aproveitar o ensejo da festa para fazer três leituras do Corpus Christi na Palavra de Deus e lembrar sua importância em nossa fé cristã.  Vamos aos textos:
Is 53:5 – Pelas suas pisaduras fomos sarados.  Antes mesmo dos eventos pascoais, o profeta não só já previa o que aconteceria com o corpo de Cristo, mas também, e principalmente, oferecia uma interpretação teológica adequada para as chagas e sofrimentos do Messias no madeiro.
Se pela fé eu posso acreditar que há cura para o meu corpo ainda hoje e que na eternidade tomarei posse de maneira definitiva desta bênção, é porque aquele corpo humano foi moído em meu lugar.
Lc 22:19 – Isto é o meu corpo.  Quando celebrou a última ceia com seus discípulos, Jesus se serviu do pão para representar o seu corpo que, como aquele alimento, também foi dado e repartido entre os fieis e relembrado de maneira repetida e sistemática a fim de que nunca seja esquecido o seu sofrimento redentor.
E ainda hoje assim o fazemos.  Sempre que comemos do pão, trazemos de maneira grata, alegre e solene à memória aquilo que Cristo fez por nós, e anunciamos a sua morte até que ele venha.
1Co 12:27 – Vós sois o corpo de Cristo.  O apóstolo Paulo usou da figura do corpo para ilustrar a unidade e coesão que deve haver na igreja.  Mais do que uma história contada e recontada, ou um memorial litúrgico, a vida da própria igreja, como corpo ligado à Cabeça, é a personificação do corpo glorificado, enquanto estamos na travessia desta história.
Sendo você cristão como eu, independente da tradição ou coloração denominacional a que esteja ligado, encontre seu lugar neste Corpus Christi.  E não se esqueça que Cristo amou a igreja e entregou-se por ela para santificá-la e para entregá-la a si mesmo como igreja gloriosa, santa e inculpável (leia em Ef 5:25-27).  Para a glória dele.

2 comentários:

  1. Olá parabéns pelo artigo, também postei um artigo do assunto em meu blog, convido a visitar, e estou seguindo seu blog www.marciosouza.com

    ResponderExcluir
  2. Querido Marcio. Obrigado. A glória sempre pertence ao Senhor.
    Dei uma passada em seu blog. Que o mesmo Deus continue usando você neste ministério.
    Um abraço.

    ResponderExcluir