sexta-feira, 4 de maio de 2012

SOMOS IRMÃOS


O crente é conhecido como irmão, não apenas pelos de fora, mas já estamos acostumados a nos chamar assim.  Com esta alcunha em mente, e certo de que isto é bom e bíblico, quero começar o mês de maio voltando minha atenção para o que o texto sagrado diz sobre o assunto: irmandade, fraternidade, vida em família.
O verso que vou usar vem do texto aos Hebreus.  O seu último capítulo se inicia com uma instrução objetiva: “Seja constante o amor fraternal” (Hb 13:1).  E no original grego são apenas três palavras: o artigo, o substantivo e um verbo no imperativo presente. 
Em tempo:  para mim está claro que quando busco conhecer a vontade de Deus sobre a minha família, é bom sempre dar atenção à ordem bíblica, que serve tanto para as famílias de sangue quanto para nossa família em Cristo.  Assim, o que leio sobre os irmãos em Cristo equivale aos irmãos de sangue – e vice-versa.
Numa família de sangue, os filhos do mesmo pai e da mesma mãe são chamados de irmãos, e vivem sempre envoltos neste relacionamento que os liga.  É claro que esta ligação não pode ser reduzida ao simples sangue comum que corre nas veias; se por um lado é comum haver possíveis ciúmes, intrigas e discordâncias – isso é coisa de irmãos – por outro deve-se sempre alimentar o amor entre os irmãos.  Observe que digo alimentar, pois estou bem certo que este amor precisa ser nutrido, buscado e trabalhado na família senão ele não brota nem frutifica.
Voltando à citação bíblica: a ênfase, creio, deve recair sobre o verbo imperativo – é uma ordem direta – o amor deve ser constante, permanecer, ficar, ser mantido entre os irmãos.  Isto não é uma simples sugestão, é uma determinação direta do Pai aos seus filhos que, vivendo como uma família, entre irmãos, têm que necessariamente procurar desenvolver esta característica cristã. 
E vou além: assim como qualquer outro mandamento bíblico, este não pode ser ignorado: Deus que é “fogo consumidor” (ainda em Hb 12:29) ordena que entre os irmãos seja estabelecido um amor fraternal que os identifique no meio do mundo (confira Jo 13:35).
Aqui está o segredo do sucesso da irmandade e da família cristã – o amor fraternal que deve ser constante!  Intercedamos ao Pai com sinceridade que faça permanecer e frutificar o amor fraternal no meio de sua família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário