sexta-feira, 18 de novembro de 2011

PORQUE EU ERRO


Durante a vida e o ministério de Jesus aqui nesta terra, ele por várias vezes teve de disputar com adversários que com insistência tentavam apanhá-lo em falhas e contradições – mas considere que sempre saiu vitorioso! 
Em meio a tais disputas, os debatedores usam de artifícios variados: insinuações, acusação direta, ironia, leitura bíblica forçada, casuísmos, entre outros.  Numa delas, os saduceus, grupo político-religioso ligado ao staff do templo em Jerusalém, questionaram sobre um possível casamento a se realizar depois da morte. 
Observe que, como resposta, Jesus apenas desfez o argumento dos seus adversários mostrando-lhes seu erro fundamental: "Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus" (o debate está em Mt 22:23-33 e a citação é do verso 29).
Assim, tomando como base esta afirmação do Mestre, quero esclarecer quais os motivos que me levam a errar em minha vida e caminhada cristã. 
Em primeiro lugar eu erro quando não conheço as Escrituras.  O conhecido Sl 119:11 diz: "Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti" e em Ap 10:9 o apóstolo recebe a instrução: "Toma-o, e come-o".  Para que eu não erre é preciso que estude, obedeça e ame a Palavra de Deus.  É necessário que tenha na boca e no coração as palavras desta Lei, que medite nelas de dia e de noite, que aprenda a viver segundo as suas instruções.  Sem a Bíblia o crente fraqueja e tropeça.  Somente baseado neste Livro poderei me fortalecer e seguir em frente afastando o erro da minha trajetória.
Um segundo aspecto que causa o erro em minha vida é quando eu desconheço o poder de Deus.  Ao final de sua trajetória, Jó exclamou: "Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido" (confira Jó 42:2) e a Marta Jesus afirmou que "se creres, verás a glória de Deus" (em Jo 11:40).  Sozinho nada posso fazer e por isto mesmo só me manterei com servo leal a Cristo se depositar toda a minha confiança do poder absoluto do Senhor.  O crente só se mantém firme quando conhece em sua própria vida o poder de Deus.  É na convivência e na experimentação deste poder na vida cotidiana que poderei seguir os passos do Senhor sem tropeços nem erros.
Que as palavras de Jesus aos saduceus possam me servir de alerta a nunca errar em minha caminhada cristã.  Que possa sempre acertar, conhecendo a cada dia a Palavra de Deus e o seu poder.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário