sábado, 10 de setembro de 2022

OS 144 MIL

Para entender os 144 mil selados do Apocalipse (citados nos capítulos 7 e 14) é interessante antes dar atenção ao número em si.

A indicação do número doze aponta para eleição e mil, multidão. Daí: 12 x 12 x 1000 = 144.000.  A multidão da multidão dos eleitos.

Sobre quem seriam eles.  Inicialmente os versos de Ap 7:3-4 já apontam para os 144 mil como os selados para serem servos de Deus.  E depois do detalhamento da lista, no verso 9, lemos que a multidão é composta de "uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, de pé, diante do trono e do Cordeiro".

Sei que tem muita teoria sugerida por aí sobre essa relação dos versos 5 a 8.  Em geral eu não comento interpretações (principalmente quando elas não se baseiam numa Teologia Bíblica muito sadia).  Mas, considerando que estamos lendo Apocalipse, entendo que uma boa e coerente exegese me leva a entender a lista como sendo apenas um simbolismo espiritual que representa todo o Israel de Deus.

Assim, numa leitura mais ampla do texto, temos aqui uma marcação no Apocalipse daqueles que Deus tem separado e selado para ele mesmo: os que foram comprados pelo Cordeiro.  Isso será sempre nossa garantia.  E por isso os 144 mil selados participam do coro celestial em adoração (Ap 14:3).

 

Aproveitando: duas sugestões para ajudar nessa compreensão –
Um texto aqui do Escrevinhando link
Um vídeo do YouTube link

 


Leia também o livro TU ÉSDIGNO – Uma leitura de Apocalipse.  Texto comovente, onde eu coloco meu coração e vida à serviço do Reino de Deus. Você vai se apaixonar por este belíssimo texto, onde a fidelidade a Palavra de Deus é uma marca registrada.

 

Disponível na:
AD Santos Editora

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário