terça-feira, 18 de junho de 2019

MINHAS REDES, MINHAS REGRAS


É fácil me achar por aí nas redes sociais. Não as escondo e até gosto de deixar disponível para qualquer contato necessário. Mensagens rápidas de texto, imagens, e-mail etc. São as incumbências dos tempos, ainda mais quando a distância nos impedem o encontro. Mas que fique claro: minhas redes, minhas regras – e só as submeto a Cristo, que é Senhor de tudo.

1. Minha prioridade é viver, não estar on-line. Sempre que posso, visualizo e respondo – é um compromisso. Quando não posso, não tem neura: fico off-line e continuo vivendo numa boa. E quando eu posto é porque creio que tenho algo para dizer.

2. Não leio textão (e isso vale para vídeos enormes). Se quiser apresentar um argumento e tratar dele comigo, seja objetivo na postagem e me chame para uma conversa sincera. Eu gosto da conversa.

3. Não compartilho correntes, campanhas, nem a última novidade ou descoberta. E quando a postagem que chega me pede para compartilhar, eu a descarto. Acredito que se é importante, haverá contato pessoal.

4. Figurinhas bonitinhas, gifs charmosos e tocantes e infinitos bom-dias são prontamente ignorados. Não insista. Agora, aquela foto inusitada – ou o por-do-sol – que você pessoalmente registrou são bem-vindas.

5. Política, filosofia, economia, futebol, psicologia, questões de gênero ou raça e afins são sérias demais para serem resumidas em postagens. E nem tente me doutrinar, nem destile seus preconceitos. Sobre questões assim, podemos trocar ideias – pessoalmente.

6. A vida pessoal dos famosos não me interessa, nem mesmo gospel. Em vez de me mostrar seu último lanche, me chame para compartilhar um com você. Em vez da self com biquinho, me procure para um abraço.

7. Teorias de conspirações é coisa que, em geral, não acredito, nem levo a sério. Para falar a verdade, minha primeira atitude é desacreditar, para depois, havendo comprovação razoável, eu eventualmente pensar no assunto.

8. Entendo a diferença entre o contato privado e os grupos. O que você me mandar no privado só será compartilhado com sua autorização, fique tranquilo. Já os grupos são, por definição, públicos. E parabéns e felicitações cabem melhor no privado.

9. Se tem algo que eu não possa lhe dizer pessoalmente por vergonha ou medo, eu jamais lhe direi nas redes sociais. E espero que você faça isso também. E prefiro olhar nos olhos e dizer o que é importante – sempre há mais riqueza e sinceridade assim.

10. Eu me dou a liberdade de interpretar emojis, emoticons e textos com abreviaturas como eu bem quiser. Tanto os que posto quanto os que recebo. Então, se for diferente de sua intenção e compreensão, tente outra técnica.

11. Bom senso e coerência são atitudes que eu valorizo muito. Tanto na vida ao vivo, quanto nas redes. Também ignoro e relevo erros de gramática ou outros equívocos de digitação. Mas tudo tem limite.

12. Acredite: eu tenho Bíblia – até várias edições. Então não transcreva textos bíblicos. Eu posso ler lá. Caso queira compartilhar alguma lição espiritual, apenas faça a citação do ‘endereço bíblico’. E se quiser tirar dúvidas, não se acanhe em postar e perguntar. Eu reconheço que não tenho resposta para tudo – isso só Jesus –, mas tenho o maior prazer e satisfação em pesquisar, responder e compartilhar o aprendizado.

EM TEMPO: Não substitua sua devocional bíblica diária por uma leitura de rede social.

SDG – 1Co 10:31

2 comentários: