terça-feira, 27 de janeiro de 2015

O FILHO PRÓDIGO – versão africana

Um homem e sua esposa tinham dois filhos dos quais sentiam muito orgulho.  O mais velho arava a terra, plantava, colhia e tomava conta do gado.  Trabalhava desde a manhã até a noite.  Certo dia, o filho mais novo disse ao pai: "dá-me a parte do gado que me pertence.  Desejo dirigir a minha própria vida".  O pai e a mãe discutiram sobre o que fazer e, então, a mãe disse: "Dê a ele a parte que lhe cabe.  Ele é suficientemente adulto.  Devemos esperar e ver o que acontece".  O pai dividiu o gado e entregou ao mais jovem a sua parte.
O filho mais novo arrebanhou o seu gado, vendeu-o e recebeu muito dinheiro em troca.  Então, foi para a cidade para gozar a vida.  Finalmente era dono de si mesmo!  Passou uma temporada maravilhosa dançando nas discotecas e gastando seu dinheiro com carros, aparelhos eletrônicos e mulheres.  Logo ele não tinha mais nem um tostão.  Foi, então, procurar trabalho, mas ninguém o empregava.  Ele ficou sozinho.  Não tinha um teto sobre sua cabeça e, eventualmente, acabou dormindo na esquina coberto por jornais.  Para aliviar sua fome, remexia as latas de lixo.
Todos os dias, seu pai e sua mãe continuavam à espreita para ver quando ele retornaria.  Certo dia, eles o viram chegando, rasgado e ferido.  Ambos correram para encontrá-lo.  O filho mais novo ajoelhou-se diante deles e disse que estava arrependido.  O pai e a mãe lhe deram as boas-vindas e o receberam de volta na cabana.  Preparam um deliciosa refeição e convidaram a vila inteira para a festa.  O filho mais velho, então, ficou muito bravo.  Seu pai sai da aldeia e o convidou para participar da festa.  O filho mais velho respondeu: "Você sabe quanto eu trabalhei para você todos esses anos.  Não pude ter uma festa para todos os meus amigos.  Mas agora meu irmão voltou, depois de desperdiçar todo o nosso gado, e você para uma festa para ele".
O pai o levou para a cabana onde estava sua mãe e lhe disse: "Meu filho, você sempre esteve em casa conosco.  Mas seu irmão estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado".

(Esta versão foi contada por Paul John Isaak – da Namíbia / África – e eu a encontrei no "Comentário Bíblico Africano", publicado em português brasileiro em 2010).

Um comentário: